FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

Imóveis residenciais e comerciais podem ter conta de água reduzida

Hidrometro Casan

Edificações mistas ganham benefícios na cobrança da taxa.

O reajuste a partir de agosto de quase 11% na tarifa de água autorizado por agências reguladoras para a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) traz preocupações com o aumento das contas básicas para os catarinenses. Entretanto, decisões recentes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina podem beneficiar empreendimentos comerciais e mistos, ou seja, que agregam residência e comércio em uma mesma edificação.

Situado no bairro Pinheirinho, em Criciúma, o imóvel comercial do empresário Roger Donadel conta com cinco lojas. Ainda que construído com reaproveitamento de água de chuva e critérios de sustentabilidade, as salas pagavam, apesar de ser em um único prédio, como cinco imóveis separados, que resultaram em cobrança de 60 m³ de água no total, mesmo com um consumo bem inferior. “Pagávamos uma taxa absurda e por água não consumida, sendo que a maior parte já era aproveitada com a chuva. Ao ser indicado por um amigo, resolvi buscar uma solução”, relembra o proprietário do imóvel.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Net Lider
Maderonchi

No caso de Donadel, a tutela de urgência deferida caráter liminar, fez com que os valores da tarifa reduzissem em 75%, ao passar de R$ 600,00 para R$ 150,00. “A Casan e demais concessionárias de serviços de água/esgoto realizam a cobrança mensal por regime de “economias”, ou seja, é multiplicado o número de unidades individuais de um prédio pelo taxa mínima de 10 m³.

Assim, em edificações que agregam residências e salas comerciais ou só de salas, com baixo consumo baixo, há pagamento de valores muito maiores que o consumo real”, explica o advogado e responsável pela ação de Donadel, Dmitry Rzatki, do escritório Andréia Dota Vieira & Advogados Associados.

Para Donadel, a mudança no valor da taxa trouxe satisfação para os inquilinos. “Ficaram muito satisfeitos porque houve um aumento em diferentes taxas públicas. A medida contribuiu bastante para que os negócios se mantenham estáveis em minhas salas”, finaliza.

Francine Ferreira – Felipe Godoy Costa Pinto


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo