FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

IFSC tem inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional

IFSC cursos vagas

São mais de 3 mil vagas em 122 cursos em todo o estado e inscrições vão até 5 de fevereiro.

Estão abertas até 5 de fevereiro as inscrições para cursos de qualificação profissional do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Além dos cursos rápidos voltados ao aperfeiçoamento profissional em diversas áreas, como informática, cozinha, administração e mecânica, também há oferta de cursos de idiomas, de teatro de animação e de prática de orquestra.

Todos os cursos são gratuitos, com atividades ainda no primeiro semestre de 2024. Há opções de curso a distância e presenciais, em vários câmpus do IFSC.

Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol

No total, os quatro editais abertos ofertam 3.376 vagas em 122 cursos nas seguintes cidades: Araranguá, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.

A lista completa de cursos com vagas abertas e todas as informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no hotsite. É importante que os interessados leiam com atenção os editais que têm as normas do processo seletivo.

Como se inscrever

As inscrições on-line para os cursos de qualificação profissional (Edital 22/Deing/2024/1), cursos de idiomas (Edital 23/Deing/2024/1), Teatro de Animação do Câmpus Florianópolis (Edital 24/Deing/2024/1) e Prática de Orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro (Edital 25/Deing/2024/1) devem ser feitas até 5 de fevereiro, pelo Sistema de Inscrições do IFSC.

Não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo.

Sobre os cursos do IFSC

Os cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada) são de curta duração, voltados para formação e aperfeiçoamento profissional. Os cursos com vagas abertas estão listados no Edital 22/Deing/2024/1, que é o documento que orienta o processo seletivo para os cursos de qualificação.

Os cursos de idiomas também são cursos de qualificação profissional. As vagas estão listadas no Edital 23/Deing/2024/1, com opções em diversos níveis de Inglês, Espanhol, Libras e Português para Estrangeiros.

O curso de Teatro de Animação, ofertado pelo Câmpus Florianópolis, abriu 40 vagas em duas turmas: uma na modalidade Teatro de Objetos e outra na modalidade Teatro de Sombras. Para esse curso, além do passo a passo de inscrição on-line, é preciso fazer entrevista, conforme as instruções do Edital 24/Deing/2024/1.

O curso de Prática de Orquestra, ofertado pelo Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, abriu 45 vagas para os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão e piano, além de canto lírico e regente assistente. Além do passo a passo para inscrição on-line, os candidatos terão que passar por audição musical em vídeo e entrevista, conforme as instruções do Edital 25/Deing/2024/1.

Os editais podem ser acessados na página.

Processo seletivo

A seleção para os cursos de qualificação profissional e de idiomas será por sorteio público, realizado no dia 7 de fevereiro, às 15h30. A relação dos selecionados em primeira chamada e dos candidatos em lista de espera será divulgada no dia 9 de fevereiro, a partir das 18h.

A seleção para o curso de Teatro de Animação também terá sorteio público, realizado às 10h30 do dia 7 de fevereiro. Após a divulgação da primeira chamada, em 9 de fevereiro, os selecionados serão convocados para entrevista, realizada entre 15 e 19 de fevereiro. O período de matrícula da primeira chamada e manifestação de interesse em vagas eventualmente não preenchidas será de 16 a 20 de fevereiro. A lista daqueles que obtiveram vaga será divulgada em 22 de fevereiro.

A seleção para o curso de Prática de Orquestra será por audição musical em vídeo e formulário de entrevista, a serem enviados até 6 de fevereiro, segundo as instruções do edital. Os selecionados em primeira chamada serão divulgados em 9 de fevereiro e as matrículas serão de 16 a 20 de fevereiro.

Todos os candidatos devem ler a íntegra do edital que estabelece as normas de seu curso de interesse e acompanhar todas as etapas do cronograma, além de observar os pré-requisitos e etapas necessários à inscrição em cada curso.

Redação – Coordenadoria de Jornalismo do IFSC


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo