FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Hospital São José registra primeira captação de múltiplos órgãos de 2020

Órgãos

A primeira semana de 2020, começou com uma captação e múltiplos órgãos no Hospital São José. O doador foi um homem de 58 anos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico. Os familiares, conscientes da importância quanto a doação de órgãos, autorizaram a captação e, com isso, foi possível realizar a captação para doação de rins, fígado e globos oculares.

Segundo a enfermeira da Comissão Hospitalar para Transplante (CHT) do Hospital São José, Jaqueline Martins, a parte mais difícil de todo o processo é a abordagem familiar. “O paciente deu entrada ao hospital e foi atendido imediatamente pela equipe especializada no atendimento para AVC, que segue um protocolo extremamente rápido para estre tipo de atendimento e avalia inúmeros critérios. Além de realizar todos os exames necessários para constatação ou não da morte encefálica”, explica.

Apesar de todo o esforço das equipes médicas, devido a lesão cerebral ser extensa, o paciente acabou não resistindo. “Um dos momentos mais difíceis, a partir de então, é quando precisamos falar com a família. Esta abordagem é muito difícil para a gente. Em meio a dor e sofrimento da família, precisamos conversar sobre a doação dos órgãos. Mas na grande maioria das vezes as pessoas compreendem e querem ajudar o próximo”, relata Jaqueline.

Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

De acordo com os integrantes da CHT, quando a família autoriza a doação de órgãos é possível salvar várias outras pessoas. “O sim da família permite que outras pessoas sobrevivam. Isso é um ato de nobreza”, destaca a enfermeira.

A captação de órgãos

A captação consiste em realizar um procedimento cirúrgico regulamentado por lei, onde é possível realizar o procedimento de captação de um ou mais órgãos; ou tecido. O órgão que não pode mais realizar sua função normal (doente); é substituído por outro saudável. O órgão substituído, tem por objetivo, melhorar a qualidade de vida do receptor. Para isso, é preciso que haja doadores.

Em 2019, havia 537 pessoas em Santa Catarina na fila de espera segundo dados da Secretaria do Estado de Saúde.

  • Rim – 386;
  • Córnea – 56;
  • Medula óssea – 58;
  • Fígado – 24;
  • Rim/pâncreas – 08;
  • Coração – 04;
  • Pâncreas – 01.
Redação – Katia Farias


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo