FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Hospital São José recebe reconhecimento nacional de qualidade em saúde

IMG 3069

Certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), hospital recebe selo de acreditado pleno em cuidados com a saúde.

O Hospital São José, de Criciúma, foi reconhecido e possui agora o certificado de Acreditação Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), definido pela entidade, “para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades”.

Certificado desde 2017 pela ONA, o São José havia recebido a certificação conferindo a entidade qualidade nos serviços prestados.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi
Net Lider
Credisol

Para garantir a eficácia da certificação, o método exige constantes avaliações de manutenções, realizadas a cada oito meses. Nestas, os processos são observados e a instituição é acompanhada por meio dos relatórios dos avaliadores e ações de melhoria planejadas pelas equipes.

Upgrade com apoio de todos

Em 2019, por já ter atingido a validade da certificação, por meio do seu serviço de qualidade, foi solicitado então a avaliação para recertificação. “Pedimos nova avaliação com o objetivo de tentar alcançar um resultado superior. Na avaliação realizada em janeiro, foi evidenciado um percentual bem considerável de conformidade dos requisitos do sistema e a recomendação foi conferir ao Hospital São José a Certificação Nível 2 – Acreditado Pleno. Isso é resultado de muito empenho de todos. O que nos leva a crer todos os dias que caminhamos para o mesmo objetivo, sermos cada vez melhores e sempre resolutivos”, destaca Márcia Campos, gerente de qualidade do hospital.

Conquistar o reconhecimento em saúde é trabalhar sempre para oferecer uma assistência hospitalar com excelência, cuidado e atenção especial ao paciente, ética e profissionalismo na realização de procedimentos, bem como a qualidade e organização nos serviços prestados.

“Primamos pela segurança do paciente é este o nosso objetivo sempre, fazer o melhor gerando atendimento de qualidade. Este selo mostra nossa precupcao com nossos pacientes e com o todo, seja na parte assistencial bem como na gestao dos processos”, aponta Dr. Raphael Elias Farias, médico diretor técnico da Entidade.

Dados importantes

Atualmente, existem 6.702 hospitais no Brasil, destes, 326 são acreditados (4,86%), sendo 15 do Estado de Santa Catarina (5,72% dos 262 totais). Os números vão além, no Brasil existem 88 instituições de saúde com certificações de Acreditado Pleno e no Estado o São José é o 3º hospital certificado.

A certificação reforça que o hospital está entre as instituições de saúde que mais crescem em qualidade, serviços disponibilizados, recursos tecnológicos e gestão.

“Esse resultado deve ser motivo de orgulho para todos que pertencem ao time HSJosé. Não é uma simples conquista, exige esforço, comprometimento e determinação. A ONA é a maior organização de reconhecimento de qualidade em saúde no país e esse upgrade coloca o Hospital São José na lista restrita de hospitais conceituados. A conquista vem de encontro com a sua missão, cuidar com excelência”, finaliza Márcia.

Pontos fortes avaliados

Os principais pontos fortes identificados na última avaliação foram:

  • Investimento em tecnologia e modernização (equipamentos e infraestrutura);
  • Captação de Recursos;
  • Revitalização do Centro Cirúrgico, Central de Esterilização de Materiais e UTIs;
  • Capacitação da liderança e desdobramento das ações até o nível operacional;
  • Gerenciamento dos Custos;
  • Atendimento ao Colaborador/Saúde trabalhador;
  • Engajamento da anestesiologia nos processos de segurança;
  • Projeto Sob Medida e GAPO da área de oncologia;
  • Colaborador destaque para as notificações dos eventos;
  • Empoderamento das equipes, envolvimento e responsabilidade na implantação e manutenção da Acreditação.

Empenho de todos os colaboradores

O resultado acontece quando há esforço e engajamento de todos. “Sabemos que estamos dando passos audaciosos, e entendemos que esse processo é uma construção que estimula o aprimoramento constante da qualidade e segurança na assistência. Temos plena consciência também, que há sempre o que melhorar e que a qualidade é caminho sem volta. Precisamos deixar bem claro que este passo e uma conquista de todos, do empenho de cada um, que traz muito orgulho e alegria em poder fazer parte desta conquista”, pontua a irmã Isolene Lofe, diretora Geral do São José.

Francine Ferreira – Katia Farias


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo