FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Hospital São José realiza 11ª captação de órgãos de 2018

Órgãos

A 11ª captação de múltiplos órgãos do ano aconteceu nesta semana, no Hospital São José, em Criciúma. O doador foi um jovem de 19 anos e a captação precisou acontecer simultaneamente devido a sua complexidade. Para tanto, houve o auxílio de equipes de três estados brasileiros: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Foram captados pâncreas, fígado, rins, pulmão e córneas. “Captações de múltiplos órgãos são sempre complexas. Nesta em especial, o apoio das equipes do Pronto Socorro, UTI e Centro Cirúrgico do São José, foram fundamentais para que todo este processo acontecesse. Todos sincronizados e trabalhando para fazer todos os procedimento da melhor forma possível”, aponta Daniela Luiz, enfermeira e coordenadora da Comissão Hospitalar de Transplantes da unidade hospitalar.

A mãe do jovem foi quem autorizou a doação dos órgãos. “Ele iria autorizar a doação. Se fosse eu, sei que ele doaria meus órgãos”, relatou.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Maderonchi
Credisol

Como ser um doador

No Brasil, para ser um doador, os familiares precisam ser informados. São eles que irão autorizar ou não a doação de órgãos após a constatação da morte encefálica. Os órgãos que podem ser captados após confirmação da morte encefálica são: coração, pulmões, rins, pâncreas, fígado, intestinos, ossos, tendões, córneas e pele.

Francine Ferreira – Kátia Farias


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo