Região

No Hospital São José, a primeira cirurgia de transplante de tecido ósseo pelo SUS

Instituição que é a primeira do Sul do Estado autorizada para realizar o procedimento, foi credenciada em dezembro para a realização de Transplantes de Tecido Músculo Esquelético.

O Hospital São José de Criciúma realizou na tarde da sexta-feira, dia 22, o primeiro transplante de tecido ósseo realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Habilitado desde dezembro para a realização do procedimento, a instituição já realizou dois transplantes, sendo que este é o primeiro pelo SUS. A equipe coordenada pelos médicos Dr. Fernando Lupselo (CRM – 17718 | RQE – 12327), Dr. Mário César Búrigo Filho (CRM – 13463 | RQE – 6544) e Dr. Marcelo Baggio (CRM – 22380 | RQE – 17509), garantiu uma melhoria na qualidade de vida e na saúde de um paciente de 63 anos que necessitava de uma revisão de prótese no quadril.

“Este paciente já utilizava prótese há 10 anos, no entanto ela soltou e quebrou. Para que pudéssemos colocar uma nova prótese foi necessário o enxerto ósseo. Essa cirurgia irá trazer de volta a possibilidade do paciente caminhar novamente, por exemplo. É um procedimento que irá trazer ainda mais bem-estar, saúde e qualidade de vida”, garante o ortopedista Fernando Lupselo.

Contape
Banana Motos
Star Seguros
Posto Bravo
Maderonchi
Net Lider

Para a realização do transplante, o tecido ósseo veio diretamente do Rio de Janeiro, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

O Hospital São José foi habilitado pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria PT SAES 514, válida até 07/2024, para realização de Transplante de Tecido Músculo Esquelético em dezembro de 2020. O credenciamento possibilita que a instituição de Criciúma ofereça uma assistência ainda mais específica nos casos de ortopedia e traumatologia, além de ampliar ainda mais os serviços de Alta Complexidade oferecidos à comunidade.

Saiba mais

O Hospital São José é a primeira instituição do Sul do Estado autorizada a realizar o Transplante de Tecido Músculo Esquelético e está em as 12 instituições aptas em Santa Catarina para a realização do procedimento. Além do credenciamento recente para realização de transplantes de Tecido Músculo Esquelético, a unidade hospitalar também é habilitada para realizar transplante de córnea e transplante renal.

Redação – Jéssica Pereira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo