FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Hospital São José completa 79 anos no próximo domingo

hsj

Celebração será realizada a partir das 10h, na Catedral São José.

O Hospital São José completa 79 anos de fundação esta semana, e uma missa será realizada para marcar a data. A celebração religiosa ocorrerá no domingo, 8, às 10h na Catedral São José. A celebração será realizada pelo Bispo Don Jacinto Flach e concelebrada pelo Padre Antônio Júnior e Padre Samiro Meurer.

Toda comunidade está convidada a participar da celebração festiva. “Buscamos todos os dias, trazer à população mais qualidade no que diz respeito a tecnologia e humanização. Tenho certeza de que juntos, iremos continuar escrevendo uma bela história de fé e amor solidário, no coração de Criciúma”, ressalta a diretora geral do hospital, Irmã Líbera Mezzari.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider

hsjj

História

Sob os cuidados das Irmãs escolares de Nossa Senhora, o Hospital São José iniciou suas atividades em Criciúma, no dia 08 de novembro de 1936, com sede na rua Coronel Pedro Benedet. Mesmo sem experiência, as irmãs iniciaram seus trabalhos, para atender o chamado de servir, para cuidar dos doentes.

Guardado na memória de muitos e em alguns registros de fotos, conta-se que no dia da inauguração do hospital, mais de cinco mil pessoas visitaram a Instituição.

Um caminho repleto de bandeirinhas e grinalda, fazia o trajeto da catedral São José, até a porta de entrada do hospital. Muitas bandas musicais e toda comunidade foi convidada para celebrar a conquista do município, e parabenizar as irmãs Escolares, que com muita determinação, atenderem o chamado de servir e ajudar os doentes.

Hoje, 79 anos depois, o Hospital São José segue como um dos maiores hospitais de Santa Catarina e o maior em número de atendimentos.

Uma das principais instituições de saúde da região, o Hospital São José utiliza os mais avançados recursos tecnológicos para assegurar excelência na assistência à saúde. Atualmente, o hospital desenvolve e proporciona assistência médico-hospitalar para pessoas de todos os grupos sociais da região Sul catarinense, apoiado por programas de ensino e pesquisa.

De caráter filantrópico, privado e utilidade pública, o Hospital São José atendeu em 2014, 228 mil pacientes. Este ano, ainda sem contabilizar o fechamento do número de atendimentos, o hospital já atendeu 183 mil pessoas. Deste total, 88%, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com foco no atendimento de Alta Complexidade, o HSJosé possui um corpo clínico com mais de 250 médicos de diversas especialidades clínicas e cirúrgicas. Focado no desenvolvimento tecnológico, o hospital busca,“prestar assistência hospitalar a todos com excelência, criando condições para educação em saúde, através do ensino e pesquisa de forma integrada com a comunidade”.

A estrutura hospitalar para o atendimento de Alta Complexidade, também exige unidades de apoio como UTI´s, agência transfusional, centro cirúrgico, além de equipamentos de ponta como hemodinâmica, ressonância magnética, tomografia, Raio-X, eletrocardiograma, eletroneuromiografia, entre outros.

A Alta Complexidade não está relacionada a procedimentos de urgência ou programados (eletivos), mas sim a complexidade do serviço a ser realizado.

Os pacientes que chegam ao Hospital São José, procuram um atendimento de emergência qualificado; tendo à disposição, uma equipe de médicos com diversas especialidades. Estes profissionais serão acionados sempre que houver necessidade de uma avaliação, conforme a gravidade de cada problema apresentado.

Médicos intensivistas, cirurgiões oncológicos, ortopedistas, clínicos especializados e mais 40 especialidades, 24h à disposição da população; além de uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, entre outros.

Desta forma, é possível compreender, que o HSJosé está preparado para prestar atendimento de alta e média complexidade, seja para cirurgias de urgência ou agendadas; sempre com a qualidade e segurança que os pacientes precisam.

Francine Ferreira – Katia Farias

 


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo