Região

Hospital Regional de Araranguá oferece resultados de exames em 12 horas

O investimento na ordem de quase meio milhão de reais, coloca o HRA entre as unidades de referência do sistema hospitalar catarinense.

Cinquenta dias depois de assumir gestão do Hospital Regional Martinho Afonso Guizzo, de Araranguá, o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) aposta na telemedicina para agilizar os atendimentos e oferecer serviços mais rápidos e de melhor qualidade para a população. O investimento na ordem de quase meio milhão de reais traz tecnologia para a unidade hospitalar que atende 15 municípios da região, além da cidade-sede.

O aparelho de raio-X digital proporcionará ao paciente um atendimento especializado e preciso. ?A agilidade é apenas consequência, visto que o uso da tecnologia é uma tendência natural?, explica o vice-presidente do Ideas, médico Julhano Capelletti. ?A telemedicina faz com que tudo aconteça mais rápido?, completa o profissional, entusiasmado com o investimento que poderá dar laudos de exames em até 12 horas, mesmo nos finais de semana.

Net Lider
Contape
Star Seguros
Posto Bravo
Maderonchi
Sabor D,Italia

O paciente do município de Passo de Torres, por exemplo, viajava 65 quilômetros para fazer um exame de raio-X no Hospital Regional de Araranguá (HRA), mas o laudo somente sairia em cinco dias e teria que retornar a Araranguá para buscá-lo. Com o novo equipamento digital implantado pelo Ideas, quando este paciente retornar para Passo de Torres, já poderá procurar o médico que o encaminhou, pois ele estará de posse do laudo do exame feito. Avaliações com especialistas sem precisar sair de seu município de origem também poderão ser feitas por meio da telemedicina.

A transição

Qual a diferença entre raio-X analógico e raio-X digital? A diferença é imediata, explicam os especialistas, pois a modalidade digital é mais moderna e precisa. As imagens passaram a ser captadas por uma placa sensível aos raios e formadas em pixels.

O processo de ?revelação? não seria mais necessário, pois o envio das imagens para um computador tornaria a ação instantânea. Eliminar o uso destes produtos químicos também representa uma opção ecologicamente correta.

A radiação das máquinas digitais é menor. Além da melhor resolução, o tempo da equipe médica é otimizado, com menos etapas e mais agilidade na obtenção dos resultados. O técnico em radiologia executa o exame na forma digital e envia para a plataforma de telemedicina, na qual existe uma equipe de médicos para laudar 24 horas por dia.

O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), de atuação nacional e maior Organização Social do gênero em Santa Catarina, conta atualmente com 850 funcionários. São ao todo seis hospitais e três unidades de pronto atendimento 24 horas em Santa Catarina e na Bahia. ?Somos parceiros do poder público para um atendimento humanizado, resolutivo e com maximização da utilização dos recursos disponíveis?, observa o presidente do Ideas, Roberto H. Benedetti, que é médico anestesiologista.

Francine Ferreira – Marilene Rodrigues

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo