FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Horário de verão começa neste fim de semana

horario de verao

A partir da zero hora deste domingo, 15, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deverão adiantar os relógios em uma hora: dez estados mais o Distrito Federal vão aproveitar o período para economizar energia elétrica com o início do tradicional horário de verão.

São eles, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Segundo o Governo Federal, a ideia é que as três regiões aproveitem o máximo de luz solar, para economizar energia elétrica, até o dia 18 de fevereiro de 2018, quando acaba oficialmente o horário de verão.

Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Com a mudança de horário, os estados de Roraima, Rondônia e o leste do estado do Amazonas terão duas horas a menos que o horário de Brasília. O Acre terá três horas a menos.

No horário de verão que começou no ano passado e durou até o começo deste ano, foram economizados quase R$ 160 milhões, segundo balanço do Operador Nacional do Sistema Elétrico. A economia foi atribuída à redução do uso das usinas térmicas durante o período.

A implantação da medida provoca o deslocamento da entrada da iluminação pública e consumo residencial, evitando a coincidência entre o consumo industrial e comercial, registrada normalmente após às 18 horas. “Sem o Horário de Verão, este fato poderia causar um pico de demanda elevado entre 18h e 21h, em uma época do ano em que o sistema é comumente submetido a severas condições operativas de demanda”, explica o gerente do Departamento de Comercialização da Celesc, Gustavo Rocha.

Para ele, os principais benefícios da medida são a maior confiabilidade de suprimento em determinadas áreas do Sistema Elétrico, mais flexibilidade operativa e redição de cortes de carga em situações de emergência. “Ao longo dos anos, o HV vem representando uma redução de quase 5% na demanda durante o horário de pico, em Santa Catarina”, relata.

Na última década, a diminuição na demanda por energia entre 18h e 21h ao longo do Horário de Verão foi de, aproximadamente, 4,5%. Nas regiões do país em que o HV é adotado foi registrada uma economia de 0,5% no consumo de energia, em todo o período do Horário de Verão. Isso corresponde ao consumo mensal de energia de uma cidade com 2,8 milhões de habitantes, como Brasília, por exemplo.

Apesar disso, uma pesquisa realizada pelo Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico concluiu que o horário de verão não é mais tão eficiente como no passado. Segundo o estudo, a mudança no perfil da sociedade mudou com o passar do tempo: hoje em dia, muitas pessoas não seguem mais o horário tradicional de trabalho e, com isso, passam a chegar em casa já no período da noite.

Essa análise chegou a colocar em discussão a eficácia do horário de verão e o governo federal avaliou se haveria adesão para este ano. No entanto, o ministério confirmou que o horário de verão estará valendo a partir do dia 15. Nos próximos anos, a medida ainda não está confirmada.

Francine Ferreira – Sayonara Moreno


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo