FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

É hora de inscrição para novos guarda-vidas civis

florianopolis guarda vidas 20170302 1113593395

Corpo de Bombeiros abre prazo amanhã; expectativa é contratar mais de 200 profissionais.

Com o fim do inverno chegando, e a consequente aproximação da primavera e do verão, as forças de segurança já começam a se organizar mais intensamente para a alta temporada de calor. Para garantir tranquilidade aos banhistas nas praias, centenas de guarda-vidas civis serão contratados, com objetivo de reforçar o efetivo que trabalha com ações de prevenção e salvamento na beira-mar.

Visando a Operação Veraneio 2018/2019, será aberto nesta terça-feira, 18, e segue até o dia 5 de outubro, o prazo de inscrições para as pessoas interessadas em fazer, pela primeira vez, o Curso de Formação de Guarda-Vidas Civil. Além desse, quem já atuou na função em outras temporadas e deseja participar novamente, poderá se inscrever no Curso de Recertificação, de 1º a 18 de outubro.

Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape

Conforme o chefe do Setor de Instrução e Ensino do 4ª Batalhão de Bombeiros Militares (BBM) de Criciúma, capitão Samuel Ambroso, mais de 200 guarda-vidas civis devem ser contratados na próxima Operação Veraneio, para atuação nos cinco balneários do Sul de Santa Catarina: Rincão, Morro dos Conventos, Arroio do Silva, Gaivota e Passo de Torres.

“É uma grande responsabilidade, por isso quem participa precisa estar bem preparado. Como requisitos, a pessoa deve ter mais de 18 anos, nadar 500 metros em até 11 minutos e correr 1,6 mil metros em sete minutos. Os inscritos farão uma prova inicial, depois os aprovados passarão por um curso de aproximadamente um mês em novembro e, por fim, começarão a atuar em dezembro, com o início da Operação Veraneio, que deve seguir até a metade de março do ano que vem”, explica Ambroso.

Ajuda de custo

Os guarda-vidas civis assinam um contrato para atuar na função e recebem uma ajuda de custo diária, no valor de R$ 150, para arcar com despesas de transporte e alimentação. “Eles vão auxiliar principalmente com a prevenção, chamar atenção dos banhistas e pescadores, dar orientações. E, claro, se acontecer, estarão preparados para efetuar salvamentos e resgates de algum banhista que possa estar se afogando”, completa o capitão.

Além disso, tais profissionais também trabalham no apoio ao desenvolvimento de ações sociais, como o Projeto Golfinho e o Praia Acessível.

Inscrições

Cada unidade da corporação, responsável pelos balneários, possui, também, editais diferenciados para os Cursos de Formação e Recertificação de Guarda-Vidas Civis. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, na aba de “Cursos ao Cidadão”.

Francine Ferreira


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo