FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Hemosc reforça a importância da doação de Medula Óssea

unnamed 2

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de doenças que afetam as células do sangue, como leucemia. E a chance de encontrar uma medula compatível para a doação chega a ser de uma em cem mil. Para que esse número diminua, foi criado um banco mundial de doadores. O instituto nacional do câncer é responsável pelo Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

De acordo com Claudia Lima, do setor de captação do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc), por meio desse banco é possível encontrar doadores em todo o mundo. “Esse banco serve para se ter uma rede de doadores e para que as pessoas que não têm doadores compatíveis na família, encontre algum”, informa.

Para entrar no banco mundial, é necessário realizar alguns exames, assim como na doação de sangue. O candidato se dirige até o Hemosc, faz uma primeira triagem, que inclui entrevistas e exames de sangue. Depois, é coletada uma quantia de sangue.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Maderonchi

Além do exame de sangue, o candidato também passa por uma bateria de exames de saúde. Caso não tenha nenhum problema grave, os seus dados serão incluídos no Redome e seu nome ficará disponível para a doação. Quando algum paciente necessite da medula, o doador é convocado para novas baterias de exames e, após, será realizada a doação da medula óssea. Vale ressaltar que mesmo com estado de saúde regular, a decisão final de doar é do candidato.

Para quem já é doador de sangue, basta se dirigir ao Hemosc mais próximo e pedir para se tornar doador de medula. Também é importante que os candidatos atualizem os seus dados no site do Hemosc , caso a doação seja solicitada.

Medula óssea

A medula óssea é um tecido, localizado no interior do osso, que armazena e produz as células responsáveis pela geração de todo o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas).

A doação pode ser realizada em centro cirúrgico, sob anestesia, e tem duração de aproximadamente duas horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia, chamados ilíacos, e a medula é aspirada.

Francine Ferreira – Secretaria de Estado da Comunicação


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo