FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Governo do Estado se prepara para retomar mutirão de cirurgias eletivas

hsj

O secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, se reuniu no fim da última semana, na Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis, com o chefe de gabinete, Clecio Espezim. No encontro, eles trataram da retomada do mutirão de cirurgias eletivas em Santa Catarina e debateram a elaboração de um plano para compra de equipamentos e custeio de aproximadamente 200 leitos de UTIs adultos e neonatais.

Conforme portaria 1.294 publicada pelo Ministério da Saúde no final de maio, serão liberados R$ 250 milhões para que estados e municípios brasileiros que possuem fila única de cirurgias eletivas promovam seus mutirões. Santa Catarina receberá R$ 8.381.852,16. “O objetivo é diminuir o tempo de espera dos pacientes para os procedimentos, muitas vezes simples”, expressou Acélio.

São consideradas cirurgias eletivas procedimentos de média e alta complexidades, como pequenas cirurgias, cirurgias de pele, tecido subcutâneo e mucosa; cirurgias das glândulas endócrinas; cirurgias do sistema nervoso central e periférico; cirurgias das vias aéreas superiores, da face, cabeça e pescoço; cirurgias oftalmológicas e oncológicas; cirurgias do aparelho circulatório e digestivo; e cirurgias do aparelho osteomuscular.

Maderonchi
Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

No Brasil, atualmente, existem pelo menos 800 mil de cirurgias aguardando realização. A especialidade responsável pela maior demanda é traumatologia e ortopedia (182 mil), com significativa expressão também para as cirurgias gerais (161,2 mil).

Francine Ferreira – Fernanda Rodrigues


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo