FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Governo do Estado lança a Operação Veraneio nesta segunda-feira

dnlburigo GUARDAVIDAS1
Foto: Daniel Búrigo

O Governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pública (SSP) promovem nesta segunda-feira, 18, a cerimônia oficial do lançamento e da abertura da Operação Veraneio edição 2017-2018. O ato será no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, no Bairro da Trindade, em Florianópolis, a partir das 15h, com a presença do governador Raimundo Colombo. Trata-se da maior operação integrada de segurança pública do Estado, para a qual serão engajadas todas as forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias e Detran.

Serão 78 dias de operação, abrangendo 61 municípios, sendo 29 municípios balneários e 32 municípios com características turísticas como estâncias hidrominerais, fronteiras, entre outros. Como nos anos anteriores, a operação veraneio será dividida em três etapas para facilitar o deslocamento do efetivo policial que irá atuar como apoio nas cidades sedes da operação.

A SSP projeta recursos superior a R$ 33 milhões, valores utilizados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, etapa alimentação e pagamento dos guarda-vidas civis. Este acréscimo está relacionado ao reforço de agentes de segurança nesta temporada com a conclusão dos cursos de formação. Este efetivo será remanejado como reforço no policiamento nas cidades que receberão a operação.

Contape
Credisol
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Ações

A OV inicia com ações que abrangem mais de 455 quilômetros monitorados de um total de 561 quilômetros de extensão divididos em 163 praias, 29 balneários e 26 estâncias hidrominerais com 405 postos de guarda-vidas. A OV 2017/2018 movimentou 10.545 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros militares e técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), atuando no Litoral e Interior do estado.

A Polícia Militar irá atuar em 146 praias, localizadas em 52 municípios, e em 26 estâncias hidrominerais. Na Operação Veraneio 2016/2017 a Polícia Militar atendeu a 112.709 ocorrências. O efetivo a ser empregado será de 5.077 policiais, sendo 3.970 efetivo orgânico, ou seja, da própria Região, e 1.107 reforço policial.

No Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) a mobilização alcançará 35 cidades, totalizando a cobertura de guarda-vidas militares e civis em 159 praias, estâncias hidrominerais e balneários nas diferentes regiões de Santa Catarina.

Serão 326 quilômetros de áreas protegidas para banho, sendo 405 postos de salvamento, 19 lanchas, 32 motonáuticas, 31 quadriciclos, 2 helicópteros e 2 aviões.

O período de cobertura da Operação Veraneio envolve três momentos diferentes, divididos de acordo com o movimento de pessoas nas áreas monitoradas:

  • Pré-temporada: que iniciou em 5 de outubro.
  • Alta Temporada: de 15 de dezembro de 2017 até 4 de março de 2018, com o maior reforço de pessoal, por todos os órgãos da Segurança Pública.
  • Pós-temporada: 5 de março até 15 de abril de 2018

O comandante-geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, explica que a corporação trabalha no monitoramento, orientação e salvamentos aquáticos, realizados em praias e balneários. Para isso, há um reforço nesses locais com efetivo próprio e com guarda-vidas civis (voluntários que são treinados e atuam temporariamente para execução das atividades, recebendo ajuda de custo). A previsão é de que nesta temporada atuem temporariamente em Santa Catarina cerca de 1.500 guarda-vidas civis e que sejam movimentados outros 200 Bombeiros Militares, para cumprimento das escalas em praias e balneários.

Policiais argentinos participarão da operação

Como destaque especial a edição da OV deste ano terá a participação de policiais argentinos, decorrentes da assinatura do Protocolo de Cooperação na área da Segurança Pública entre Santa Catarina e a Província de Missiones, os quais irão auxiliar no atendimento dos 1,5 milhões de turistas argentinos previstos.

Outra novidade é que o público terá um conjunto de informações para atendimento aos turistas, disponíveis nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, o qual estará disponível para acesso no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado: www.ssp.sc.gov.br

Na Polícia Civil, serão mobilizados policiais convocados e lotados, que atuarão em 36 municípios, entre cidades litorâneas e de águas termais. Destas, 26 terão reforço policial. O Serviço Aeropolicial da Polícia Civil também estará mobilizado. Os policiais recentemente formados irão reforçar o Litoral.

O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz, lembrou que também haverá o constante apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), das delegacias especializadas, da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. Haverá reforço policial nas Delegacias de Atendimento ao Turista do Aeroporto Hercílio Luz e na Rodoviária Rita Maria.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba a ideia é repetir o sucesso da operação anterior. “Tudo isso se deve à união das forças e ao reforço que recebemos na Operação Veraneio”, disse.

Francine Ferreira – João Carlos Mendonça Santos


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo