FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Governador de Santa Catarina garante aporte financeiro para construção das passarelas da Unesc

Governador Unesc 20

Compromisso foi firmado durante uma palestra na Universidade.

A Unesc recebeu o governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, na noite desta quarta-feira, 9, para ministrar uma palestra aberta ao público em geral. Moreira abordou o tema “Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico de Santa Catarina”, e durante o encontro, uma surpresa: O governador garantiu a liberação de recursos para a construção das passarelas da Unesc.

A solicitação foi feita pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que oficializou, durante o encontro, o pedido de aporte financeiro para a construção das passarelas cobertas para interligar diferentes espaços do campus. Elas devem auxiliar na locomoção de alunos, professores, colaboradores e comunidade.

Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

O projeto prevê a construção de 2.053 metros quadrados de passarela com calçada e cobertura metálica interligando os espaços: Bloco P ao Bloco XXI-C; Bloco XXI-B ao Ginásio José Antônio Carilho; Ginásio a rótula; Rótula as Clínicas Integradas; Rótula ao Bloco S e Bloco S ao Bloco R1.

O governador Eduardo Moreira prometeu liberar os recursos necessários para a construção, que estão avaliados em cerca de 1,5 milhões de reais. “Quando eu era vice-governador nós fizemos juntos o prédio das Clinicas Integradas. Então, como eu sei que os recursos aqui na Unesc serão muito bem aplicados, nós vamos atender o pedido da Reitoria”, ressaltou.

Para a reitora, Luciane Ceretta, a construção é de suma importância. “Elas beneficiarão aos quase 13 mil alunos da Unesc, bem como toda a comunidade externa que aqui se desloca, em especial na busca de serviços oferecidos pelas Clínicas Integradas e pela Unidade Judiciária de Cooperação, que atendem a todo o extremo sul catarinense”. Comentou.

Desenvolvimento em Santa Catarina

Durante a palestra, Moreira destacou que em 2017, Santa Catarina apresentou a maior geração de empregos entre todos os Estados brasileiros, mais do que São Paulo. “Nós somos o maior produtor do Brasil de suínos, exportamos para o mundo inteiro, somos o maior produtor de cebola, o segundo maior produtor de frangos. Aqui nós temos uma economia muito diversificada, com um agronegócio extremamente pujante no Oeste, que representa 30% de toda a riqueza do nosso estado. Temos no norte de Santa Catarina uma região extremamente rica, além de termos uma costa privilegiada, com cinco portos, nenhum estado tem isso”, ressaltou.

O governador ressaltou também que, ainda em 2018, é esperado um crescimento do PIB Estadual, próximo do estimado para o país, em torno de 3%. Segundo ele há indicadores sociais que colocam Santa Catarina como a maior longevidade do país, o menor índice de mortalidade infantil e a menor taxa de analfabetismo.

Desenvolvimento de Criciúma

Quando questionado sobre a falta de infraestrutura para o desenvolvimento de Criciúma, o governador ressalta que, na verdade, não falta nada. “Temos um belo aeroporto aqui do lado, temos o Porto de Imbituba se desenvolvendo e temos a Br-101 duplicata, logo, temos a infraestrutura necessária. Quando fui prefeito de Criciúma, de 1993 a 1996, eu fiz uma pesquisa sobre o planejamento estratégico, e a duplicação da BR-101 seria um fator de risco para Criciúma porque afastaria as pessoas da cidade, foi quando nasceu a ideia da via-rápida, com a integração do município com o mundo. Então acredito que não falta nada, falta buscar incentivo para o desenvolvimento”, ressaltou.

Unesc e o Governo do Estado

O encontro compõe as comemorações de 50 anos da Universidade. Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a Universidade tem reforçado a cada dia a parceria com os poderes executivo, legislativo e judiciário. “No caso específico do governo do estado temos realizado convênios, disponibilizando nossa estrutura, buscando sempre o apoio para as nossas demandas, enfim, mantemos uma parceria que cada vez mais tem se fortalecido”, frisou.

A reitora ressalta ainda o envolvimento da Unesc com o desenvolvimento da região. “Nossos egressos hoje são responsáveis pela geração de emprego, renda, atendimento às demandas de mão de obra altamente qualificada em todas as áreas e em todos os níveis de graduação. Nossos cursos e projetos de pesquisa e extensão são reconhecidos e premiados internacionalmente. Nossos cursos são reconhecidos pelo MEC com notas 4 e 5. Das nossas licenciaturas saem professores que formam o futuro da país. Daqui projetamos o futuro em todos os níveis”, salientou.

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

Francine Ferreira – Mayra Lima


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo