Educação

Geografia: muito além do estudo do relevo e do clima

Unesc oferece curso com ampla formação na área.

Muito mais que estudar clima, relevo e vegetação, a Geografia analisa as relações sociais estabelecidas no espaço geográfico, ou seja, as relações entre os seres humanos e o meio onde vivem. Deste modo, podemos afirmar, sem espaço para dúvidas, que a Geografia explica o mundo. Tanto que é muito comum observarmos professores da área dando aulas na disciplina de Atualidades.

Vamos pegar um exemplo recente. A posse do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e os possíveis impactos de sua administração no Brasil, são estudados pela geopolítica, uma categoria da Geografia que envolve a análise de fenômenos históricos e políticos da atualidade e assim, faz uma leitura também do contexto de questões relacionadas às relações entre países.

Posto Bravo
Dengo Produtos de Limpeza
Banana Motos
Colinas Chocolatteria
Contape
Sabor D,Italia

A coordenadora do curso de Geografia da Unesc, Andrea Rabelo explica que por meio deste estudo das relações sociais e dos fenômenos naturais é possível compreender diferenças entre as nações, culturas, economia, desigualdades sociais e os fatos geradores de conflitos. “A Geografia é atual e também dinâmica, pois acompanha de perto os diferentes movimentos do planeta e do ser humano. Além da parte física, que envolve pontos como clima, relevo, hidrologia e vegetação, esta ciência trata da parte humana, de como o homem compreende o seu espaço e como ele o transforma por meio de seu trabalho e sua cultura. Não há como dissociar uma parte de outra na compreensão do mundo e das relações humanas”, explica Andrea.

Com isso conseguimos visualizar melhor a importância do professor e do profissional de Geografia tanto na escola quanto na sociedade, não é mesmo? Mas ainda tem mais. Na Unesc, a Geografia não se limita ao curso específico. Há disciplinas da área em diversas graduações, incluindo as que formam novos professores.

Ao longo do curso de graduação em Geografia, o estudante tem contato com uma diversidade de áreas desta ciência e tem um ensino que não faz uma separação entre as partes física e a humana. “Nosso curso estabelece um elo entre geografia física e humana para facilitar o entendimento da dimensão global dos fenômenos. Assim, nossos alunos conhecem a amplitude de possibilidades que a área oferece e isso colabora para que vislumbrem novas possibilidades dentro da carreira”, salienta a coordenadora.

Como ingressar

O curso de Licenciatura em Geografia da Unesc está com matrículas abertas para ingresso neste primeiro semestre de 2021. Os interessados em conhecer de perto a estrutura da Universidade ou mais detalhes sobre o curso podem entrar em contato por meio do site unesc.net, pelo telefone (48) 3431-4500 ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Redação – Milena Nandi

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo