FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Frio facilita perda de peso, mas cuidados devem ser adotados

Atividade física no frio Suelen Grimes 3

Benefícios da estação devem se tornar motivação para não abandonar rotina de exercícios durante o inverno. Atenção às recomendações garante aproveitamento com saúde.

Se seguir a rotina normal pode parecer algo difícil no inverno, quando até sair da cama requer esforço, treinar e manter aquele pique para os exercícios físicos, como é tão comum no verão, exige uma determinação ainda maior. Contudo, apesar de a estação parecer pouco convidativa para as práticas esportivas, os que mantêm o cronograma de treinos são recompensados. Isso porque, além de as baixas temperaturas proporcionarem maior queima de calorias e facilitarem o emagrecimento, o organismo é fortalecido pela continuidade da rotina, chegando ao verão mais bem preparado e com resistência elevada. Para aproveitar a estação sem perder o ritmo, alguns cuidados especiais devem ser tomados.

Atenção redobrada ao momento de aquecimento, hidratação adequada e respiração correta são algumas das principais recomendações para quem pratica algum tipo exercício físico durante os dias frios. De acordo com o fisioterapeuta do Instituto Avançado de Fisioterapia e Fitness  (Iaff), Mateus de Toffoli, , o corpo reage de diversas maneiras às temperaturas baixas, que tornam os fluidos corporais mais viscosos, dificultando a lubrificação das articulações. “Por isso é preciso que o aquecimento seja mais longo, a fim de proporcionar mais calor ao organismo e assim favorecendo o líquido corporal a se tornar mais fluido e realizando a lubrificação adequada exigida pela atividade física”, observa.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Contape
Net Lider

Conforme o especialista, é importante também que a hidratação seja realizada, mas sempre da maneira adequada. “A hidratação deve ocorrer sempre no pré e pós treino. A hidratação durante o exercício só deve ser realizada por quem não possui tendência a passar mal”, explica, lembrando que a respiração correta também é um fator fundamental na prevenção de doenças respiratórias, típicas da estação. “Quando respiramos pelo nariz o ar entra mais aquecido e previne o contato direto dos vírus típicos de inverno com as mucosas”, alerta.

A personal de CrossFit do Iaff, Andreia Simon, explica que, além desses cuidados no momento das atividades, é importante também lembrar de não expor o corpo aquecido ao frio. “Sempre ao sair do treino é preciso trocar de camiseta, colocar uma roupa seca e se agasalhar. Isso evita resfriados”, aponta.

Foco para não perder o ritmo

Para De Toffoli, os cuidados com o corpo devem ser os mesmos independente da estação, não deixando os objetivos de lado durante o inverno. “Esses cuidados vão depender dos objetivos de cada um, mas devem permanecer ao longo de todo o ano”, conclui.

Andreia observa que, como o metabolismo aumenta no frio, em função da necessidade de o corpo se manter aquecido, o gasto de calorias se torna maior. Para ela, o fato deve ser levado como motivação para não deixar de lado a rotina de treinos. Outras dicas para manter a determinação é buscar uma atividade que seja prazerosa e encontrar companhias para os momentos de exercícios.  “Recomendo que as pessoas façam aquilo que se identificam, seja qual for a modalidade. Assim é mais fácil manter a frequência dos treinos. Ter amigos ao lado é sempre uma ótima ideia para não faltar às aulas e o acompanhamento de uma nutricionista também é recomendado, para garantir bons resultados”, avalia.

cleardotFrancine Ferreira – Suelen Grimes


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo