FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Francine Ferreira: A leitura política do movimentado “Costelaço do Minotto”

francine ferreira

Muitos dos que participaram do movimentado “Costelaço do Minotto” no último sábado, 2, no Ideal Esporte Clube, Centro de Forquilhinha, perceberam que a festa foi muito mais do que a celebração de mais um ano de vida do deputado estadual.

Ficou mais que evidente a movimentação política em torno das definições para a eleição municipal de outubro. Para os que não sabiam (ou não tinham certeza) sobre o futuro das alianças a serem formadas entre os partidos da cidade, pode-se afirmar que o evento “serviu para clarear” uma visão até então, um pouco turva.

Uma cena que seria julgada como inusitada até então, conseguiu definir muito bem o quadro que deve se formar para o pleito do fim do ano: sentados em uma mesa, o prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre (PP); o vereador até então de oposição, Vicente Marangoni (PDT); o pré-candidato a prefeito pelo PDT, Valcir Matias, o Chile; e o presidente da Coopera, Walmir Rampinelli (PMDB). Mais tarde se juntou ao grupo, inclusive, o vice-presidente da Coopera, Cali Arns (PSB).

Maderonchi
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

IMG 20160402 142557211

Após o evento, pode-se avaliar que, por enquanto, o quadro se encaminha para uma disputa entre duas chapas: PP, PDT, PMDB, PSB e PT, juntos; contra a união do PSDB com o PSD.

De um lado, os pedetistas não abrem mão de indicar a cabeça da majoritária, e por isso, os progressistas (que perderam força considerável com a saída de Paulo Hoepers e Rangel Loch), consideram abrir mão de nomear um candidato a prefeito caso o nome apresentado pelo PDT tenha força política.

Resta esperar para ver se os demais partidos envolvidos nas tratativas apoiarão uma chapa composta por PDT e PP na majoritária. Uma vez que tanto o PMDB quanto o PSB, por exemplo, já reafirmaram o desejo de indicarem nomes para prefeito ou vice, como é o caso do empresário, Maciel Da Soler (PMDB), e de Cali Arns (PSB).

Do outro lado, se confirma cada vez mais a especulação de que o ex-vice-prefeito, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), será novamente candidato a prefeito, tendo como vice o atual presidente do Legislativo, Rangel Loch (PSDB). No costelaço, ainda que tenham comparecido, ambos manteram distância notável do grupo retratado na foto acima.

Por fim, há quem avalie o que está se formando nos bastidores como “algo de arrepiar”.

IMG 20160402 145304522


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo