FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Fóruns, excursões, plantio de mudas e premiação de concursos na Semana do Meio Ambiente do Comitê da Bacia do Rio Araranguá

Foto Arquivo Comitê da Bacia do Rio Araranguá 1

Calendário de ações começa nesta quarta-feira, 1º de junho e segue até a próxima semana.

Em alusão à Semana do Meio Ambiente, o Comitê da Bacia do Rio Araranguá organizará e participará de uma série de eventos a partir desta quarta-feira, 1º de junho, até a próxima semana. Serão ações como Fóruns, excursões, plantio de mudas e até mesmo as premiações do III Concurso de Fotografia “Re- Conhecendo a Bacia do Rio Araranguá” e do I Concurso Musical “A Importância da Água e o Comitê Araranguá”, que abrangerão diversas cidades do sul catarinense, como Criciúma, Nova Veneza e Morro Grande.

Para o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, Sérgio Marini, estas atividades servirão para ampliar o debate a respeito da preservação do Meio Ambiente. “É o momento de fazermos uma profunda reflexão. Temos que cuidar do Meio Ambiente sempre, mas nesta semana se intensificam os trabalhos, principalmente nas questões de educação ambiental para seguirmos o resto do ano”, completa.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Contape

Programação

Nesta quarta-feira, 1º de junho, a partir das 16h na Unesc, haverá uma reunião de trabalho do Fórum Permanente pela Despoluição do Rio Mãe Luzia, com a presença de um membro da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, em que serão entregues os projetos realizados pelo Iparque para a recuperação do rio. O Comitê é uma das entidades parceiras desta mobilização.

Já na quinta-feira, 2 de junho, as ações serão divididas em duas partes. Pela manhã, a partir das 8h30min em Nova Veneza, em torno de 70 alunos da Escola Municipal Bairro Bortolotto visitarão três unidades do projeto “Ingabiroba”. “É uma iniciativa que começou em 2009 em Nova Veneza e Forquilhinha, onde produtores agrícolas recebem incentivos para disponibilizarem áreas para recuperação ambiental, através do plantio de mudas. Atualmente, o projeto já conseguiu recuperar em torno de nove hectares nas duas cidades”, ressalta Marini.

O projeto “Ingabiroba” é fruto de uma parceria entre o Comitê, Epagri e Associações de Drenagem e Irrigação Santo Izidoro (ADISI) e de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR).

No mesmo dia, na parte da noite, a partir das 19h, o ponto de encontro será o Auditório Ruy Hülse, na Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc. Logo na abertura dos debates, será realizada a premiação dos vencedores do III Concurso de Fotografia “Re- Conhecendo a Bacia do Rio Araranguá” e do I Concurso Musical “A Importância da Água e o Comitê Araranguá”; e posteriormente, o Comitê participará da mesa de discussões no “Painel: Recursos Hídricos e Cidadania”.

Por fim, no dia 8 de junho, quarta-feira da próxima semana, a última ação acontecerá em Morro Grande, a partir das 8h30min, com a aplicação, pela primeira vez, do projeto Ingabiroba no município. “Nesta primeira ação, serão disponibilizadas em torno de 150 mudas para efetuarmos o plantio na propriedade do Sr. Luiz Bordignon. Queremos levar o projeto para todas as cidades da Bacia do Rio Araranguá”, finaliza o presidente do Comitê.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo