Infraestrutura

Forquilhinhenses conhecem projeto de revitalização da Avenida 25 de Julho

O Governo de Forquilhinha apresentou o primeiro conceito do projeto de revitalização da Avenida 25 de Julho e do Caminho Turístico durante a audiência pública de forma presencial, com representantes de entidades na Câmara de Vereadores. Os forquilhinhenses também acompanharam pela plataforma zoom e pelo Facebook do Governo de Forquilhinha.

“Parabéns de forma entusiasmada por trazer esse brilhante projeto, um sonho que você trabalha junto a toda a sociedade. Isso demonstra o tamanho da cidade que queremos trabalhar para o futuro. O projeto da revitalização e da criação da Rota do Turístico é um muito audacioso, mas com o empenho de todos e da sociedade iremos tornar realidade”, pontuou o presidente da Câmara, Célio Elias.

O vice-prefeito Valcir Antonio Matias, o Chile, também enfatizou a importância do projeto para a gestão. “Com esse projeto teremos uma Forquilhinha antes e depois, que trará ainda mais autoestima para quem vive em nossa cidade. A audiência pública é de suma importância para ouvirmos a população e sermos mais assertivos”.

Dengo Produtos de Limpeza
Posto Bravo
Net Lider
Star Seguros
Banana Motos
Maderonchi

O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho destacou estar muito feliz em poder apresentar esse projeto neste momento histórico. “É um sonho meu e do Chile, mas que é também de toda a comunidade de Forquilhinha. É um projeto audacioso, arrojado, orçado em mais de R$ 30 milhões e que será um divisor de águas, pois contempla nossa cidade para o futuro. Forquilhinha não será a mesma. É muito importante nós ouvirmos a comunidade e a audiência pública será um marco para contemplar o que queremos, tornar nossa cidade a mais bonita do Brasil e que possamos através do turismo criar novas fontes de renda e emprego. Queremos captar das pessoas que amam e vivem aqui que contemplem nossas necessidades e ações e lançarmos a obra ainda no dia 6 de outubro”, finalizou.

Projeto

O projeto elaborado pela empresa ProSul com mais de 30 anos com serviços de consultoria e meio ambiente em todo do território nacional, contou com a explanação da engenheira Ivy Souza Fernandes e do arquiteto Mauricio França que pontuaram as principais intervenções. “Apresentamos o primeiro conceito diante de todo o estudo feito através de levantamento na área, não só na avenida 25 de Julho e na rota turística que compreende a avenida Gabriel Arns até chegar às imediações do horto municipal. Um momento positivo para escutarmos as reivindicações, sugestões e vamos avaliar e angariar o máximo para podermos compatibilizar as informações”.

Ela destacou que quando se faz projeto com intervenções urbanas precisamos saber as preferências e poder humanizar o ambiente que se está mexendo. “O projeto apresentado foi conceitual, vamos avaliar alguns pontos mais críticos e vamos fazer nova audiência até o final do mês de julho, até que efetivamente possamos fazer o projeto mais detalhado”.

A arquiteta pontuou que o projeto se inicia com a revitalização da avenida 25 de Julho, próximo ao posto de gasolina na Vila Lourdes até a rua Gregório José de Matos. “Ao longo da 25 de Julho está proposto a inclusão e adequação de todos os passeios provendo a mobilidade e acessibilidade. Em alguns pontos se propõe o alargamento dos passeios para trazer mais a população com áreas de vivência dentro da avenida. Contempla ainda a implantação da ciclovia com sentido duplo, pois a cidade é plana e tem a facilidade de incentivar que seja utilizada pelo morador, mas também como atrativo turístico para ciclistas”.

Rota turística

A criação da rota turística começa na rua Gabriel Arns, cruza a passarela das origens passando pela José Back e fazendo o contorno na Theodoro Horr até o horto. No trecho da rota também se propõe calçadões exclusivos para pedestres e ciclistas. Estamos estudando e analisando áreas de estacionamento tanto para veículos e motos, como para ônibus, pois o objetivo do projeto é alavancar a questão turística da cidade. Serão criados pontos com totens ou elementos para contar a história da cidade e das questões religiosas”.

Nova audiência

Os moradores ou comerciantes podem fazer algumas sugestões até a próxima segunda, dia 12, pelo telefone (48) 9 9108-1928. Uma nova audiência deverá ser marcada para o final do mês de julho. A previsão de conclusão do projeto é para o mês de setembro.

Redação – Cris Freitas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo