FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

O forquilhinhense no segundo turno das eleições 2018

Francine Ferreira 2017

DA POLÍTICA

Segundo turno

No próximo domingo, 19.133 eleitores de Forquilhinha, sendo 9.613 mulheres e 9.520 homens, irão às urnas expressar seus votos para o segundo turno. O município está na 98º Zona Eleitoral e possui 18 locais de votação, com 60 sessões espalhadas pelas escolas e Centros Comunitários dos principais bairros da cidade.

O forquilhinhense nas urnas

Em relação ao cargo de Presidente da República, no primeiro turno Jair Bolsonaro (PSL) foi o mais votado em Forquilhinha, tendo conquistado 11.419 votos – o equivalente a 74,28% dos eleitores. Já o outro candidato no pleito, o petista Fernando Haddad, ficou com 10,81%, somando 1.661 votos.

Para o Governo de Santa Catarina, Gelson Merísio (PSD) foi o mais votado, alcançando 47,15% dos eleitores de Forquilhinha, o equivalente a 6.749 votos. Já o outro candidato no segundo turno, Comandante Moisés (PSL), alcançou 30,33% da votação, um total de 4.341 votos.

Contape
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

DA COMUNIDADE

Classificação de risco

Começa a funcionar na manhã de hoje o sistema de classificação de risco no Pronto Atendimento de Forquilhinha, implantado com objetivo de melhorar o atendimento prestado da unidade. Com isso, receberão ainda mais prioridade os casos de urgência e emergência, por conta de uma triagem inicial que passará a ser realizada antes das consultas.

A média do Pronto Atendimento de Forquilhinha varia entre 2,7 mil a 3,2 mil atendimentos mensais, algo em torno de 100 pessoas por dia. Para dar conta de toda a demanda, mais três enfermeiros e seis estagiários foram contratados.

26 10 Pronto Atendimento

Na prática, a partir de hoje, ao invés de respeitar a ordem de chegada, será observado o estado clínico de cada paciente, com casos mais graves sendo passados na frente, por meio da distribuição de pulseiras com cores diferenciadas:

  • Vermelha – atendimento imediato: traumas com lesões de único ou múltiplos sistemas, que caracterizem risco de vida ou sofrimento intenso ao paciente;
  • Laranja – atendimento em 10 a 15 minutos: casos muito urgentes, como infarto, grandes queimaduras, crise asmática grave, hemorragia incontrolável, entre outros;
  • Amarela – atendimento em até 60 minutos: casos urgentes, como pequenas hemorragias e traumatismos, desidratação, entre outros;
  • Verde – atendimento em até 120 minutos: casos de menor urgência, como febre, vômitos, dor leve, entre outros;
  • Azul – atendimento em até 240 minutos: casos não urgentes, como controle da hipertensão e diabetes, avaliação de feridas crônicas, troca de curativo, entre outros.

Desemprego

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego, no mês de setembro, Forquilhinha foi o município da microrregião de Criciúma que registrou a maior variação negativa. Foram 195 admissões e 250 desligamentos, resultando em uma perda de 55 vagas de emprego na cidade. A baixa foi puxada pela Indústria de Transformação, com foco no setor alimentício, e pelo setor de extração mineral.

Para os próximos meses, com as habituais contratações de fim de ano, a expectativa é que esses números negativos sejam revertidos. Estima-se que, para o Natal, aproximadamente 100 vagas temporárias deverão ser criadas no comércio de Forquilhinha.

Desenvolvimento Econômico

A lei de desenvolvimento econômico de Forquilhinha está prestes a ser novamente atualizada. Tramita na Câmara de Vereadores um Projeto e Lei do Poder Executivo, buscando alterar tópicos que tratam da doação de áreas da Administração Municipal como incentivo para que empresas se instalem na cidade.

Pela nova proposta, as empresas passarão a ter os terrenos em que estão instaladas em seus nomes quando, em um prazo de dez anos, for registrado o retorno de ICMS ao município no valor igual ou superior a 150% do preço de avaliação do imóvel, ou, em casos de retorno inferior a 150%, mediante pagamento da diferença dessa quantia.

Na próxima segunda-feira, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico deverão debater a mudança com os vereadores da Comissão de Finanças do Legislativo, buscando que o projeto seja encaminhado para votação em plenário.

Finados

Pessoas que possuam lotes, túmulos ou capela no Cemitério Municipal “O Recanto da Paz”, no Bairro Saturno, precisam pagar a taxa de manutenção do local. O boleto pode ser retirado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h no departamento de tributação da Administração Municipal. O valor diz respeito ao exercício de 2018 e débitos de anos anteriores, e o pagamento deve ser efetuado até o dia 20 de dezembro.

À espera da boa colheita

Em Forquilhinha, os quase dez mil hectares de plantação de arroz já estão na fase final de semeadura. Até o momento, os agricultores estão com água abundante para a irrigação e, diante de todo o cenário, a expectativa é positiva para o resultado da próxima safra. Por enquanto, as temperaturas baixas ainda não causam preocupação e, com sorte, o clima deverá se normalizar durante o mês de novembro.

03 11 Plantações

Outros cultivares

Em relação ao feijão plantado em setembro, produtores registraram perdas elevadas e até totais de suas lavouras por conta do excesso de chuvas e ataque de fungos ao solo. O milho também está sendo cultivado e os agricultores devem ficar atentos para equilibrar a adubação de cobertura com nitrogênio.

A soja também está em fase de semeadura e a sugestão da Epagri é que os produtores evitem o plantio em terrenos de baixadas, para não registrarem danos com o alagamento do solo. Por fim, também em virtude das chuvas nas pastagens, os pecuaristas precisam drenar os solos alagados, evitando o aparecimento de vermes que podem atacar o fígado dos animais.

Bombeiros Comunitários

A Associação dos Bombeiros Comunitários de Forquilhinha realiza um pedágio solidário amanhã, nos principais pontos de arrecadação da cidade. Na ação, que visa angariar recursos para o grupo, também serão distribuídos folders com instruções de segurança e orientação à população. Além disso, a mesma associação também irá promover um almoço beneficente no próximo dia 11 de novembro, no Bairro Mãe Luzia, em Criciúma. Ingressos no valor de R$ 30 poderão ser adquiridos com os bombeiros comunitários de Forquilhinha e Nova Veneza.

Poesia

Em comemoração à Semana da Biblioteca, a Escola de Educação Básica Luiz Tramontin recebeu a palestra “Poesia para Despertar a Alma”, promovida pela Escola Nova Acrópole, de Criciúma. A atividade foi ministrada à todas as turmas do Ensino Médio e Fundamental, com apresentações sobre a poesia e como essa arte é essencial na educação do ser humano.

IMG 8627

Em casa

Ao terminar a fase classificatória da Liga Pré-Mirim em primeiro lugar, vencendo todos os sete jogos disputados sem perder nenhum set, a equipe de vôlei feminino de Forquilhinha conquistou o direito de sediar a final da competição em casa, no próximo dia 18 de novembro. Participarão dos confrontos os times de Orleans, São Ludgero e Braço do Norte.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo