FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Forquilhinha vai regulamentar uso de contêineres por empresas e residências

Francine Ferreira 2017

DA POLÍTICA

O uso de contêineres

Forquilhinha está sendo pioneira no Sul catarinense no que diz respeito à iniciativa de, por meio de uma atualização de seu Plano Diretor, regulamentar o uso de contêineres, principalmente no meio empresarial, visando facilitar a obtenção dos alvarás e autorizações necessárias para o funcionamento. Uma audiência pública debateu o assunto na noite dessa quinta-feira, 8, e, a partir de agora, as novas alterações do plano deverão ser encaminhadas para aprovação da Câmara de Vereadores, antes da sanção do prefeito.

Outros pontos que deverão sofrer mudança no Plano Diretor são a lei de parcelamento do solo, com a retirada do limite máximo de dez lotes para ações de desmembramento; a isenção de áreas públicas e verdes para imóveis pequenos; e a possibilidade da aprovação de áreas verdes e públicas sem frente para a rua.

De olho no próximo pleito

Com o fim do pleito nacional e estadual, o foco da política forquilhinhense se volta para a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores para os próximos dois anos. O acordo inicial, firmado pela situação há dois anos, prevê que Maciel Da Soler, que é o atual presidente da Casa, permaneça ocupando o cargo. Ainda assim, nos bastidores comenta-se que é preciso esperar para ver se a oposição conseguirá se articular para, como da última vez, tentar travar uma disputa.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Net Lider
Maderonchi

Em Brasília

Prefeito Dimas Kammer cumpriu agenda em Brasília nesta semana, acompanhado do presidente do Legislativo, Maciel Da Soler, e do secretário de Assistência Social, Darcy Gomes Ferreira. A intenção foi realizar uma peregrinação por ministérios, em busca de encaminhamentos de projetos, e por gabinetes de deputados federais e senadores, tentando conseguir para o município as últimas emendas parlamentares que poderiam ser liberadas.

Como resultado efetivo, os representantes de Forquilhinha trazem um veículo destinado à Assistência Social. Além disso, o deputado Marcos Thebaldi garantiu uma emenda no valor de R$ 250 mil para pavimentação asfáltica da Rodovia Linha Eyng. O convênio deve ser assinado na próxima semana e, na sequência, o processo licitatório já será iniciado.

09 11 Brasília

Desenvolvimento econômico

Os vereadores de Forquilhinha aprovaram o Projeto de Lei do Executivo que atualiza a política de desenvolvimento econômico do município, visando tornar ainda mais atrativa e segura a instalação de novas empresas na cidade. O PL foi aprovado com uma emenda, que garante que o município não seja prejudicado caso a empresa não cumpra o contrato. Para que os investidores tenham benefícios concedidos, por exemplo, a proposta é que a empresa tenha a obrigação de manter pelo prazo mínimo de dez anos o uso e a finalidade do que tiver sido doado.

DA COMUNIDADE

Patrulha Maria da Penha

A Polícia Militar de Forquilhinha está implantando mais uma ação de prevenção extremamente importante. Foi criada e já está pronta para futuros acionamentos a Patrulha Maria da Penha, da Rede Catarina de Proteção à Mulher. A iniciativa visa promover um acompanhamento rotineiro das vítimas de violência doméstica, com objetivo de garantir o cumprimento de medidas protetivas e coibir novas agressões.

Somente em 2018, a Polícia Militar de Forquilhinha já foi acionada 76 vezes para ocorrências de agressão contra a mulher. Números estes que podem ser ainda maiores se consideradas as vítimas que procuram diretamente a Polícia Civil ou o Poder Judiciário, ou até mesmo as que ainda possuem receio de acionar as forças de segurança.

Diante desse cenário, para garantir que os agressores não se aproximem mais das vítimas, a guarnição da Patrulha Maria da Penha terá sempre a presença de uma policial do sexo feminino, na maioria das vezes representada pela sargento Regiane Terezinha Miranda, além um policial do sexo masculino, o sargento Jervison Ferreira.

09 11 Patrulha Maria da Penha

O impasse das rematrículas

O impasse envolvendo a matrícula de alunos de Forquilhinha em escolas municipais de Criciúma promete ter mais um capítulo hoje. A partir das 19h, pais, vereadores e representantes da Administração Municipal devem se reunir na sede do Legislativo para debater o assunto. Apesar de a Secretaria de Educação ter garantido que haverá vagas para receber em 2019 todos os estudantes oriundos do município vizinho, muitos pais não concordam com a mudança e solicitam que a prefeitura realize alguma espécie de convênio para manter as crianças nas instituições de Criciúma.

Novembro Azul

O Novembro Azul será de cuidados dobrados, em especial, à saúde dos homens. Além do atendimento de das 7h às 12h e das 13h às 16h de segunda a sexta-feira, as unidades promoverão horário estendido – das 16h às 20h – para receber quem não consegue comparecer durante o dia. A intenção é que esses homens realizem exames preventivos e até mesmo consultas, se agendadas.

Nesta semana, a ação já foi realiza nos postos da Santa Cruz, Vila Franca, Cidade Alta, Sanga do Café e Santa Ana. Na próxima terça-feira é a vez da unidade do Bairro Vila Lourdes ficar aberta até mais tarde. Depois disso, no dia 22 de novembro a ação será realizada no Ouro Negro; no dia 23, no posto Central; e, por fim, no dia 29 deste mês, na Santa Líbera.

Crateras!

O impasse judicial envolvendo a Avenida Professor Eurico Back segue sem solução e, nesse meio tempo, quem transita pela via é que precisa arcar com as consequências. Verdadeiras crateras estão se formando – e multiplicando – na pista, colocando cada vez mais os motoristas, pedestres e ciclistas em perigo. De acordo com a Administração Municipal, diante desse cenário e ainda que o processo esteja em trâmite no Poder Judiciário, por conta da possibilidade de demora um projeto paralelo está sendo executado, para que no início de 2019 uma recuperação da parte mais danificada da avenida seja realizada com recursos próprios.

09 11 Eurico Back

Talentos

Seguem abertas até o dia 30 de novembro as inscrições para o II Show de Talentos de Forquilhinha, que acontecerá em 16 de dezembro, a partir das 18h na Rua Coberta, ao lado da Praça dos Imigrantes Alemães. O evento, gratuito e aberto ao público, tem por objetivo fomentar a cultura da cidade e é uma oportunidade para artistas locais manifestarem sua arte. Mais informações podem ser obtidas pelo contato (48) 3478-4450 ou de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h no Centro Cultural, em anexo ao Parque Ecológico São Francisco de Assis.

Eletrônico

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Forquilhinha realiza, até o dia 30 de novembro, mais uma campanha “Recicla CDL”, de coleta de lixo eletrônico. Os materiais a serem descartados estão sendo recebidos na sede da CDL, localizada no Edifício Sacara – Alameda Felipe Arns, Centro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, e aos sábados no período da manhã.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo