FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Cultura

Forquilhinha terá pela primeira vez a “Osterbaum”: Árvore da Páscoa

eles

Um dos símbolos que mais identifica a cultura alemã durante o período da Páscoa é a Osterbaum, traduzindo “Árvore da Páscoa”. A Osterbaum trata-se de uma tradição dentre várias outras praticadas na Alemanha, na qual, ornamenta-se com ovos coloridos uma árvore ou galho totalmente seco, dentro de casa, nos jardins e ambientes públicos. A tradição de pintar casquinhas e pendurar em árvores e galhos é mantida na Alemanha e regiões habitadas pelos descendentes, inclusive em Forquilhinha onde se encontram famílias que ainda preservam esta tradição.

Com o intuito de preservar e cultuar estas tradições germânicas trazida pelos seus colonizadores a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com o CDL de Forquilhinha se preparam para Páscoa e estão se organizando para ornamentação com ovos coloridos em uma das árvores da Praça dos Imigrantes Alemães assim também como outros espaços públicos.

“Para a coleta dos ovos e montagem da “Osterbaum” contaremos com a participação da Rede Municipal Escolar, Assistência Social, entidades e toda a comunidade”, relata o secretário de Esporte Cultura e Turismo, Felipe Dordete.

Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol

Segundo Geovane Westrup, chefe do Departamento de Turismo do Município, em breve o município estará oferecendo oficinas para pintura dos ovinhos no Espaço Cultural, anexo a Casinha do Coelho. “O maior benefício será o envolvimento da comunidade, os trabalhos sociais com as crianças e adolescentes, e o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do turismo, do artesanato, comércio, restaurantes, entre outros”, completa.

Como é a tradição da Osterbaum

A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida. A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus.

Durante a páscoa as crianças também terão a oportunidade de levar seus ovinhos pintados para pendurar nas pequenas árvores que estarão disponíveis na praça.

Francine Ferreira – Mariane Generoso Rodrigues


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo