FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Forquilhinha já tem novo Parlamento Jovem

Parlamento Jovem 2

Nove estudantes de cinco escolas do município foram eleitos para o projeto, que faz parte do Programa Cidadania.

Nove adolescentes de Forquilhinha foram eleitos para uma importante missão durante o ano de 2019: representar suas respectivas escolas no Parlamento Jovem, realizado pela Câmara de Vereadores. As eleições aconteceram em cinco instituições de ensino do município durante as últimas duas semanas, sendo concluídas nessa sexta-feira.

De acordo com o idealizador do projeto, o presidente da Casa Legislativa, Maciel Da Soler, neste ano os candidatos se mostraram mais empolgados e foram mais qualificados para o pleito, fazendo uma campanha mais limpa, sem brincadeiras ou promessas em troca de votos. “Acredito que esta seja uma oportunidade do jovem mostrar toda sua capacidade de planejar e agir na construção de um futuro melhor”, ressalta.

Net Lider
Contape
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Uma das alterações da edição de 2018 para a deste ano foi a quantidade de vereadores eleitos, uma vez que inicialmente foram duas turmas de nove parlamentares jovens, divididos pela fase escolar que estavam.

“Mudamos para qualificar mais os envolvidos, conseguir dar uma melhor atenção aos participantes. Isso faz parte da filosofia que sigo, de aproximar a Câmara da comunidade, mostrar que o Legislativo está mais presente nos problemas das pessoas. E muitos desses problemas acontecem dentro das escolas, por isso queremos fazer um trabalho de conscientização, para que os envolvidos se tornem cidadãos de bem desde cedo, formando melhores políticos para o futuro”, argumenta.

Processo eleitoral semelhante

O processo eleitoral realizado foi semelhante ao que acontece em eleições reais. Ainda antes do dia do pleito, os 26 estudantes que se candidataram fizeram campanhas para apresentar as propostas de trabalho e pedir o voto dos colegas. Todos frequentam o 8º e 9º ano do ensino fundamental ll ou o ensino médio.

Além dos nove eleitos, outros cinco ficaram como suplentes. “A gente se surpreendeu, mais uma vez, com a mobilização das escolas e dos estudantes. Eles abraçaram o projeto e esse interesse só traz benefícios para a cidade, porque são jovens com muita capacidade de se tornarem um agente político no futuro”, frisa a coordenadora do projeto, Suzana Pirola Vassoler.

O próximo passo é a capacitação dos jovens parlamentares, para que na sequência ocorra a sessão de posse e definição dos membros das Comissões de Justiça e Cidadania, Finanças e Ética e Decoro Parlamentar.

A expectativa é que o primeiro encontro oficial ocorra no início de junho. Posteriormente, as sessões acontecerão uma vez ao mês, até o fim do ano de 2019.

Parlamentares Jovens eleitos*

  • E.E.B. Natálio Vassoler: Larissa Antunes da Silva, Adan Pedro Tomazi e Samuel Arruda Machado;
  • E.E.B. Luiz Tramontin: Hugo Michels Euzébio, Kalani Keizer Kurtz e Vilson Marques Martins;
  • E.E.B. Aloysius Back: Michele Daminelli;
  • E.E.B. Ângelo Izé: Maria Luiza Kestering Oliveira
  • Colégio Sagrada Família: Edna Savi Schmitz.

* A quantidade de eleitos por escola é proporcional ao número de alunos.

Francine Ferreira – Eliane Gonçalves

Parlamento Jovem 1
Parlamento Jovem 3
Parlamento Jovem 4


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo