Política

Em Forquilhinha, taxa de lixo poderá ser parcelada na fatura de água e esgoto

Uma nova forma de cobrança da taxa de lixo, atualmente realizada no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), será disponibilizada aos moradores de Forquilhinha. Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira, dia 13, o projeto de lei do Executivo PE 46/2021 que possibilita a cobrança de forma parcelada nas faturas de água e esgoto.

Por cinco votos favoráveis e três contrários, o Legislativo aprovou o projeto que altera a redação dos artigos 370, 371, 374, da Lei nº 494/98 e dá outras providências. “Muitas pessoas não conseguem pagar o IPTU por causa da taxa de lixo. O município está disponibilizando uma opção a mais para facilitar o pagamento e diminuir a inadimplência”, resume a vereadora Ivone Minatto (PSD), que votou pela aprovação.

Alguns vereadores não foram favoráveis ao projeto por entenderem que faltou esclarecimentos por parte do Executivo. “Eu voto contra, visto que o valor do convênio não foi informado e a Casan não vai fazer este serviço de graça para o Município. Já aprovamos projetos nesta Casa que deram dor de cabeça por falta de mais discussão”, comenta o vereador Dinho Rampinelli (PL), que votou pela reprovação.

Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Banana Motos
Posto Bravo
Net Lider

O PE 46/2021 também foi aprovado pelos vereadores Marcos Rocha Macedo (PDT), Larissa Elias (PDT), José Nardi (PSD) e Jucemar Borges (PP). E foi reprovado pelos vereadores Felipe Dordete (PP) e Marilda Casagrande (PP). O presidente Célio Elias (PT) manifestou ser favorável ao projeto, mas só poderia registrar o voto caso houvesse empate na votação.

Mais destaques da 33ª sessão

Projetos aprovados

  • PLE nº 45/2021 – Altera redação do art. 97 da Lei nº 1325 de 2007 que versa sobre o valor anual da taxa de administração para manutenção do Regime Próprio de Previdência Social do Município.
  • PLE nº 51/2021 – Autoriza a aquisição por doação, sem ônus ao município, da área de terra.
  • PLE nº 53/2021 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar contrato de comodato com a Diocese de Criciúma.
  • Projeto de Resolução nº 02/2021 – Altera a redação de dispositivos do regimento interno da Câmara Municipal referente ao PPA, LDO e LOA.
  • PL nº 19/2021 – Passa a denominar-se Arnaldo Elias de Godoi a atual Rua 226, no bairro Santa Isabel. (Autoria: Marilda Casagrande – PP)

Moções

  • 04/2021 – Moção de Aplausos e agradecimentos aos servidores públicos da Saúde, especialmente no combate ao Covid-19. (Célio Elias – PT)
  • 05/2021 – Moção de Apoio para que a proposta de reajuste salarial da Segurança Pública, encaminhada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, seja alterada com base na Proposta de Lei Complementar (PLC) do reajuste salarial linear. (Célio Elias – PT)
  • 06/2021 – Moção de Aplausos em homenagem ao centenário de vida de dom Paulo Evaristo Arns. (Marilda Casagrande – PP)

Indicações

  • 134/2021 – Retorno do atendimento dos profissionais psicólogos nas Unidades de Saúde dos bairros do município de Forquilhinha. (Marilda Casagrande – PP)
  • 135/2021 – Pavimentação asfáltica na Rua Adelir Costa Miguel, no bairro Santa Cruz. (Larissa Rocha Elias – PDT)
  • 136/2021 – Recapeamento asfáltico da Rua Antônia Tomazi, no bairro Ouro Negro. (Ivone Minatto – PSD)

Explicações

Os funcionários da Indústria Teixeira Têxtil e representantes da comunidade Santa Isabel lotaram a sessão da Câmara para acompanhar as discussões a respeito do PLE nº 42/2021, aprovado em agosto, que faz cessão de uso de bem imóvel para a empresa ampliar as instalações.

Os moradores temem perder espaço de lazer por conta da futura ampliação, que deve gerar mais emprego e renda. Uma reunião será realizada na comunidade para tratar do assunto.

Redação – Filipe Casagrande

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo