Geral

Forquilhinha sedia capacitação contra a dengue para profissionais do Sul do Estado

Trinta profissionais dos municípios pertencentes às Gerências Regionais de Saúde de Criciúma e Araranguá tem se reunido durante toda a semana em Forquilhinha.

Com objetivo de atuar no controle e prevenção da dengue no sul catarinense, 30 agentes de Controle de Endemias dos municípios compreendidos pelas Gerências Regionais de Saúde de Criciúma e Araranguá estão recebendo nesta semana, uma capacitação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com a bióloga da SES, Sabrina Fernandes Cardoso, todo município possui um Programa de Controle da Dengue estruturado, com armadilhas e pontos estratégicos. “Todo ano a obrigação do Governo do Estado é capacitar os agentes que trabalham nestes programas. E falamos não só em dengue, mas do chikungunya, da zyca, e até mesmo da febre amarela, que também é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti”, explica.

Contape
Posto Bravo
Net Lider
Banana Motos
Star Seguros
Dengo Produtos de Limpeza

Nesta capacitação, os profissionais aprendem desde o que são essas doenças, até orientações para dar a população quanto à prevenção. “Com o verão que está por vir, o problema da dengue está cada vez mais presente. Sabemos de outras regiões do Estado que atualmente já registraram muitos casos da doença, e não queremos essa realidade para o Sul. Por isso é de extrema importância que tenhamos profissionais capacitados”, completa a gerente Regional de Saúde de Criciúma, Lisiane Tuon.

Depois disso, os agentes vão poder procurar as larvas e mosquitos. “Uma vez na semana vão onde tem armadilhas; quinzenalmente visitam os pontos estratégicos; fazem investigação de denúncia; e pesquisa vetorial especial, que é uma atividade realizada quando existe alguma pessoa com suspeita de dengue”, completa a bióloga.

Francine Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo