FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Forquilhinha registra primeiro foco do mosquito Aedes Aegypti

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

O Aedes Aegypti chegou!

Infelizmente, Forquilhinha registrou nessa semana o primeiro foco do mosquito Aedes Aegypti em uma empresa localizada no Bairro Santa Líbera. Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária da cidade, Fabrício Ferreira, larvas foram encontradas em uma armadilha e a suspeita é que o inseto tenha sido trazido de outras localidades, já que há intenso tráfego de caminhões na área industrial em questão.

Pelo município estão espalhadas 99 armadilhas para o transmissor da dengue, chicungunya e zika, mas nenhum foco havia sido registrado em Forquilhinha desde 2004, quando o programa foi implantado. Agora, a armadilha com as larvas encontradas será incinerada e haverá um monitoramento intensivo da situação em toda a cidade, principalmente em um raio de 300 metros no entorno da empresa onde o primeiro foco foi encontrado.

Com o calor e verão se aproximando, é preciso, agora ainda mais, manter o alerta quanto à água parada. Vamos nos mobilizar!

Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

Dois agentes

Depois de perder dois policiais civis na metade do ano, Forquilhinha recebeu uma boa notícia nessa semana com a confirmação da vinda de dois novos agentes para a Polícia Civil que, segundo o delegado Cícero Costa Aguiar, servirão para reforçar o setor de investigações da delegacia. Os profissionais devem se apresentar já na próxima semana. O efetivo, atualmente de oito agentes, voltará ao número habitual de dez profissionais atuando na cidade.

01 12 Delegacia de Polícia Civil

Greve descartada

Após ameaça de paralisação dos servidores do Pronto Atendimento de Forquilhinha e consequente negociação entre Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, um acordo que agradou ambas as partes foi firmado. Com isso, a possibilidade de greve está totalmente descartada.

O impasse envolvendo a questão foi ocasionado porque, com o fim do atendimento 24 horas, a intenção da Secretaria de Saúde era manter três grupos atuando em escalas de trabalho revezadas, ao invés dos atuais quatro. Os servidores não concordaram e ameaçaram paralisar o serviço. A Administração Municipal aceitou abrir o diálogo e, no fim, o acordo firmado determina a manutenção das quatro equipes.

É crime

A comunidade forquilhinhense e também da região deve ficar atenta à venda de tênis sem a devida caixa e com preço abaixo do mercado. Isso porque, nessa semana, uma loja de artigos esportivos localizada no Centro da cidade foi furtada e mais de 100 pares de calçados foram levados. Vender e comprar tais produtos é crime e, caso uma ação do tipo seja presenciada, denúncias podem e devem ser feitas às Polícias Civil e Militar do município, que trabalham para identificar os autores do furto.

Furto Marka 1

Mais pediatras

A falta de pediatras nas unidades de saúde dos Bairros Ouro Negro, Santa Cruz e Santa Líbera está prestes a ser solucionada. Com a aprovação nesta semana pelos vereadores, de um projeto de lei do Executivo que permite o pagamento do serviço por consultas com o especialista, a expectativa é que o número de atendimentos aumente em 50%.

Isso ocorre porque desde agosto a Secretaria de Saúde vinha enfrentando problemas por conta da falta de médicos interessados em trabalhar de forma contratada ou selecionada por meio do processo seletivo. Além dos pediatras, caso necessário no futuro, situações semelhantes poderão ser organizadas, também, com ginecologistas, obstetras, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Hora da matrícula

Pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos de matrícula nas redes municipal e estadual de ensino, que já estão abertos. Na rede municipal, são 3,1 mil crianças para 15 unidades de educação infantil e fundamental. Quem ainda não efetuou as respectivas matrículas e rematrículas deve procurar a instituição de ensino mais próxima de onde mora, munido de documentos pessoais do aluno e responsáveis, atestado de frequência do estudante e comprovante de residência.

Datas definidas

Para 2018 já foram definidas as datas de início do ano letivo. Nos Centros de Educação infantil o atendimento começa a partir do dia 5 de fevereiro. Já nas escolas municipais, em um calendário unificado com a rede estadual, as aulas começaram em 15 de fevereiro do ano que vem.

Sucesso!

O 7º Mutirão de Castração realizado pela Fundação do Meio Ambiente de Forquilhinha foi um sucesso e, como resultado, 26 animais foram castrados, sendo cinco gatos e 21 cães. A próxima ação do tipo deve ser realizada em março de 2018 e os interessados, que já queiram garantir uma vaga, podem deixar o nome em uma lista de espera na sede da Fundaf, anexa à Casa Mãe Helena, no Centro da cidade.

01 12 Mutirão de Castração

DA POLÍTICA

Banco de empregos

Buscando incentivar que as vítimas de violência doméstica denunciem seus agressores e passem a ter vidas novas, longe da violência, foi aprovado nesta semana pelos vereadores de Forquilhinha e deve ser sancionado nos próximos dias, o projeto de lei que cria um banco de empregos para atender essas mulheres. Além disso, elas terão preferência na matrícula dos filhos em creches do município.

Conforme o autor do projeto, vereador Célio Elias, a iniciativa permite que o Poder Executivo promova medidas de incentivo às empresas que se cadastrarem e oferecerem vagas no banco de empregos. Para ter o direito de preferência, a mulher deverá apresentar cópia do Boletim de Ocorrência onde conste a descrição dos fatos e a intenção de representar judicialmente contra o agressor ou cópia da decisão judicial que concede alguma medida protetiva. O acompanhamento dos casos será realizado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Justa homenagem

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Forquilhinha será homenageada pelos mais de 20 anos de relevantes atividades prestadas à comunidade. A Sessão Solene, de autoria do vereador Adenor Pola (PP), acontece hoje, a partir das 14h na sede do Legislativo de Forquilhinha.

Sem semáforo

Na sessão dessa semana, o vereador Arlei Dondossola (PR) solicitou a retirada dos semáforos desativados na área central de Forquilhinha, argumentando que muitas pessoas de outras cidades transitam pelo município, acabam se confundindo e parando nos locais, o que pode ocasionar acidentes. Já que a rótula instalada tem funcionado melhor que os antigos semáforos, necessário que esse trabalho seja realizado o quanto antes!

01 12 Semáforo


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo