FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Forquilhinha recebe projeto “Viver SUS Unesc”

IMG 9849

Estudantes vão conhecer o trabalho desenvolvido na saúde pública.

Antes das 7 horas desta segunda-feira, 23, o grupo formado por 64 estudantes de graduação e profissionais participantes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc já estavam no campus para iniciar as visitas aos oito municípios participantes da edição de 2018 do Viver-SUS Unesc (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde). O projeto foi desenvolvido na última quinta e sexta-feira, 19 e 20, na Universidade (parte teórica) e, desta segunda até quarta-feira, 25, os participantes estarão vivenciando a prática dentro do sistema de saúde dos municípios e seus territórios de abrangência.

A aluna da décima fase de Psicologia Tayanara Teixeira, participa pela primeira vez do Viver SUS e vai passar o período de imersão em Içara. “Já desenvolvo atividades no SUS e gosto de atuar com este público. O Sistema Único de Saúde é o mais utilizado pela população e quero conhecer e aprender mais, pois é com os usuários dele que quero trabalhar”.

Credisol
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Taynara e estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia irão desenvolver atividades nos municípios de Forquilhinha, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Içara, Criciúma, Maracajá, Nova Veneza e Urussanga.

Participação em visitas domiciliares, em grupos de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e diálogo com as secretarias de Saúde fazem parte das atividades a serem desenvolvidas.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, acompanhou a saída dos participantes para os municípios e agradeceu pela disponibilidade dos acadêmicos em participarem do projeto em período de férias, ressaltando a importância do Viver SUS na formação. A coordenadora do Viver SUS Unesc, Mágada Tessmann, também esteve na Universidade dando as últimas orientações antes dos acadêmicos e residentes partirem para a imersão nos municípios. Aos alunos, ela falou sobre a experiência agregadora que vão ter com o contato direto com profissionais e usuários dos serviços do SUS e com representantes das secretarias de Saúde.

No dia 16 de agosto ocorrerá o encerramento do Viver SUS, quando os gestores de saúde dos municípios participantes receberão um relatório das atividades e sugestões que possam contribuir com a saúde coletiva. As experiências dos acadêmicos também serão transformadas em artigos e publicadas em uma edição temática da revista da Unesc Inova Saúde.

O Viver-SUS Unesc é uma adaptação do projeto de âmbito nacional de nome VER SUS. A sexta edição do projeto na Universidade é conduzido pela Pró-Reitoria Acadêmica, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, com apoio do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e municípios.

Francine Ferreira – Milena Nandi 


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo