FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Forquilhinha pode virar Capital Estadual da Pastoral da Criança

160216 plenário 2 SS 2

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de Lei 250.0/2016 para declarar o município de Forquilhinha a “Capital Estadual da Pastoral da Criança”. A denominação é uma homenagem a fundadora da Pastoral, Zilda Arns, que nasceu na cidade e dedicou sua vida à saúde pública, pediatria e sanitarismo, com o objetivo de salvar crianças em situação de risco e vulnerabilidade social, econômica e de saúde.

“Além de uma justa homenagem, essa denominação fortalece a identidade da cidade e possibilita fomentar ações de desenvolvimento social”, explica Minotto.

Criada em 1983, a Pastoral da Criança espalhou-se Brasil afora desenvolvendo uma metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias pobres. “A educação das mães por líderes comunitários capacitados revelou-se uma forma extraordinária de combate a doenças infantis. Esperamos que este projeto tramite rapidamente pelas comissões para que possamos votá-lo em plenário”, comenta o deputado.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi
Net Lider

Em Santa Catarina, a cidade de Forquilhinha destacou-se, criando em 2010, a Pastoral da Criança a partir do trabalho social de D. Helena Arns, mãe de Zilda com lideranças comunitárias e o voluntariado cujo objetivo era ajudar mães na higienização amamentação e cuidados na gestação e com recém-nascidos.

A Casa Mãe Helena, sede da Pastoral da Criança de Forquilhinha, sedia o único Centro de Treinamento da Pastoral da Criança em Santa Catarina, atendendo 25 municípios do sul do Estado, atendendo em torno de 15 mil crianças.

Francine Ferreira – João Manoel Neto
Foto: Solon Soares


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo