FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Forquilhinha permanece mobilizada e tem serviços suspensos por conta de protestos

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

Participemos, todos!

Mesmo com as sinalizações para suspensão da greve, para a manhã dessa sexta-feira, 25, um grande ato fo mantido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Forquilhinha, como forma de apoio aos protestos contra o aumento dos combustíveis. A manifestação ocorreu desde às 7h30min na Avenida 25 de Julho, área central. A intenção foi manter os caminhões, tratores e automóveis estacionados, com a população aumentando, nas ruas, o coro contra o aumento do preço cobrado por praticamente todas as coisas – principalmente a gasolina e o óleo diesel.

Mobilização de peso

Este protesto de hoje teve contribuição de praticamente todas as grandes entidades de Forquilhinha. No fim da tarde de ontem, assinaram uma nota em apoio ao movimento a Administração Municipal, Câmaras de Vereadores e de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial (Acif). “Viemos por meio desta, destacar nosso apoio às manifestações contra as altas dos preços dos combustíveis, em reconhecimento a relevância das classes dos caminhoneiros e dos agricultores para a economia do país”, diz o documento.

Por esse motivo, participaram também do ato realizado nessa manhã, na Avenida 25 de Julho.

Net Lider
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
25 05 Apoio Entidades

Foto: Eliane Gonçalves

Revolta

Evidenciando ainda mais o descontentamento da população por conta dos seguidos aumentos no preço dos combustíveis, os caminhoneiros autônomos e agricultores de Forquilhinha também entraram nas manifestações e vem protestando todos os dias na SC-108, que liga o município a Meleiro. Desde a última terça-feira, os atos – pacíficos – são realizados nas proximidades do Bairro Sanga do Café. Mesmo com a possibilidade de suspensão da greve, hoje tem de novo e toda a comunidade é convidada a participar!

25 05 Protesto Caminhoneiros 1

Foto: Francine Ferreira

Suspensão do transporte coletivo

Por conta da falta de combustíveis já registrada, Forquilhinha também precisarou suspender o transporte coletivo fora dos horários considerados de pico. As informações são do coordenador de tráfego da Transporte Coletivo São Marcos/Expresso Forquilhinha, Reginaldo Geremias.

Em relação ao transporte coletivo municipal, serão mantidos nesta sexta-feira, 25, somente as linhas já existentes em horários de entrada e saída das aulas: 6h30min às 8h, 11h30min às 13h, 16h30min às 19h, e 22h. Já no fim de semana não haverá circulação de ônibus municipais.

E em relação ao transporte coletivo intermunicipal – Forquilhinha X Criciúma – na sexta-feira, 25, serão mantidas as linhas que funcionam normalmente nos horários de 5h50min às 7h40min, 11h às 13h, e 16h30min às 19h. No sábado, 26, funcionará apenas das 6h30min às 8h e das 11h30min às 13h; e no domingo, 27, não haverá circulação de ônibus intermunicipais.

Suspensão nos serviços públicos

Na Administração Municipal de Forquilhinha, as Secretarias de Agricultura e Infraestrutura paralisam seus serviços por conta da falta de combustível. Por outro lado, seguem normais as atividades da Secretaria de Educação e coleta de lixo.

Sem combustíveis nos postos

Na cidade, a grande maioria dos postos registrou filas de veículos a procura de abastecimento, até que o combustível acabou em todos os locais. A gasolina foi a primeira a terminar. Durante o dia de ontem, poucos estabelecimentos ainda possuíam alguma quantidade – ainda que pequena – de óleo diesel para comercialização. Hoje, é praticamente impossível encontrar um posto com as bombas disponíveis.

Quase lá

Restam apenas quatro vagas para as jovens que quer tentar algum posto na corte da XXI Festa do Colono e IX Festa do Motorista 2018. As inscrições foram abertas nessa semana e, do limite de 12 vagas, a maioria já foi preenchida. Entre os pré-requisitos estão: ter entre 16 e 26 anos, residir em Forquilhinha e entregar os documentos necessários até o dia 5 de junho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Forquilhinha.

O evento de escolha da rainha e princesas acontecerá no dia 30 de junho, a partir das 19h no Ginásio Professor Adolfo Back, Centro da cidade. Já a XXI Festa do Colono e IX Festa do Motorista está agendada para os dias 27, 28 e 29 de julho, em Forquilhinha.

Centro de Eventos

Foi retomado o debate a respeito da futura construção do novo Centro de Eventos de Forquilhinha. A intenção é que o espaço seja criado na Avenida Professor Eurico Back, em frente ao Parque Ecológico São Francisco de Assis. Nessa semana, uma reunião foi realizada com arquitetos interessados em contribuir, onde levantou-se a possibilidade de uma união de profissionais para desenvolvimento do projeto. A resposta será dada em novo encontro, já agendado para a próxima semana.

Corpus Christi

Em Forquilhinha, o feriado de Corpus Christi – a ser celebrado na quinta-feira da próxima semana – não terá os tradicionais tapetes confeccionados com serragem, borra de café e flores. Buscando tornar a ação mais solidária, a paróquia decidiu determinar que o caminho da procissão seja feito com doações de roupa de cama, por todas as ruas nos arredores da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Como ocorre todos os anos, cada comunidade ficará responsável pela decoração de um trecho, mas dessa vez com agasalhos, a serem distribuídos posteriormente para as famílias carentes do município. No feriado, a missa de Corpus Christi acontece a partir das 15h e será seguida pela procissão.

Sopas

A Associação de Moradores da comunidade de Linha Eyng realiza amanhã mais um tradicional Festival de Sopas. Com um cardápio recheado por cinco variedades de sopa, rosca, pão de milho, nata, coalhada, doces, café e chá, o buffet ficará aberto das 19h às 21h, na sede da associação. Ingressos estão sendo comercializados a R$ 30.

DA POLÍTICA

Jovens

Os eleitos para o Parlamento Jovem, da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, já estão devidamente capacitados, depois de um dia inteiro de aprendizado com a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Foram 27 estudantes, entre meninos e meninas, que aprenderam sobre a constituição dos três poderes, argumentação e oratória. Já na próxima semana acontece a posse desses novos parlamentares. A solenidade está agendada para a quarta-feira, 30 de maio, a partir das 19h na sede da Câmara de Vereadores, quando também ocorrerá a eleição da mesa diretora.

25 05 Parlamento Jovem

Foto: Eliane Gonçalves

Menos diárias

Os vereadores de Forquilhinha não receberão mais diárias para missões oficiais que forem realizadas nas Regiões Carbonífera (Amrec), do Extremo Sul (Amesc), e de Laguna (Amurel). O projeto de lei com a determinação foi aprovado nessa semana pelo Legislativo, juntamente com uma equiparação dos valores que são pagos.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo