FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Forquilhinha investe na melhora da merenda escolar e valorização da agricultura familiar

Merenda Escolar 03

Com objetivo de melhorar a qualidade da merenda nas escolas da rede municipal, o Governo de Forquilhinha, através das Secretarias de Educação e Agricultura, ajustou e ampliou o cardápio, a manipulação e o armazenamento correto dos alimentos e ainda a quantidade de comida produzida em cada refeição para evitar o desperdício e a sobra de alimentos.

Com a melhora do cardápio, o investimento do Poder Público no primeiro semestre já foi de R$ 182.568,00. Desde 2009, quando aprovada a lei que determina que, no mínimo, 30% da merenda nas escolas deve ser adquirida da agricultura familiar através Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), permitiu que alimentos mais saudáveis e com forte apelo possam ser consumidos diariamente pelos alunos.

“Desde o início do ano, teve recorde de volume em compras, pois esse valor, em média, era o que se investia no ano inteiro. Outro fator predominante é a inserção de produtos orgânicos de produtores do município, o que resulta em fomentar a cadeia de produção e fazer a economia circular em Forquilhinha”, pontua o técnico agrícola, Juliano Trindade.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Credisol
Net Lider

Uma das preocupações do prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho é com a qualidade na alimentação escolar. “Sabemos que para ter um bom desempenho educacional, as crianças precisam estar bem nutridas. Por isso, estamos trabalhamos para oferecer a melhor e mais saudável alimentação aos nossos alunos”, frisa o prefeito.

Rastreamento dos produtos

Os produtos da agricultura familiar são ricos em vitaminas e sais minerais, encontrados em abundância em frutas e verduras, oferecidas com a inclusão da agricultura familiar. O município opta por produtos dos agricultores de Forquilhinha que são rastreados e a Secretaria de Agricultura tem as informações desde o plantio até a colheita.

“Inserimos novos produtos na merenda escolar, como por exemplo abacaxi, pitaia orgânica, feijão orgânico, alface hidropônica, melancia, entre outros produtos”, afirma. Segundo ele, 90% dos produtos são adquiridos produzidos em Forquilhinha.

Os próximos kits de alimentação que serão entregues aos alunos que continuam com aulas remotas irão contar também com produtos exclusivos da agricultura familiar.

Redação – Cris Freitas


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo