FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Forquilhinha alerta para cuidados com o mosquito Aedes Aegypti

Dengue emergência

Com a chegada das altas temperaturas e das chuvas de verão, aumentam os ambientes favoráveis para o surgimento de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika, e febre amarela.

Diante da possibilidade de aumentar incidência de casos dessas doenças nesta época do ano, a Vigilância Epidemiológica em Saúde de Forquilhinha alerta para que a população adote cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Segundo dados Divisão de Vigilância Epidemiológica (Dive), no Estado são mais de 50 mil focos do mosquito Aedes Aegypti. Já na região sul, os focos apareceram em municípios como Araranguá, Tubarão e Criciúma. Em Forquilhinha, dois focos do mosquito foram encontrados nos meses de fevereiro e maio.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Saúde, Fernanda Warmling, os agentes de endemia têm realizados visitas técnicas para intensificar os cuidados no combate a proliferação da doença. “Eliminar os criadouros potenciais do mosquito é a principal medida”, afirma.

A orientação é conservar a caixa d’água, tonéis e barris de água bem fechados; tratar aguas de piscinas com cloro e limpar uma vez por semana; manter as lixeiras tampadas e secas; não jogar lixo em terrenos baldios; manter garrafas com boca virada para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; proteger ralos sem tampa com telas finas, encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda e lavá-los uma vez por semana são algumas das medidas de prevenção, entre outras ações.

Números

Nos últimos anos, foram sete focos encontrados no município, sendo dois em 2018, três em 2019, um em 2020 e dois em 2021. As denúncias podem ser feitas a Vigilância Sanitária do município 3463-1694.

Redação – Cris Freitas


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo