FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Solidariedade

Vereadores sugerem que Forquilhinha adote uma cidade do Rio Grande do Sul

Cidade

A indicação apresentada na Câmara visa minimizar os impactos da tragédia provocada pelas fortes chuvas e cheias.

A mobilização de diversos municípios catarinenses para adotar uma cidade do Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências da maior catástrofe socioambiental de sua história, ganhou reforço na Câmara de Forquilhinha. Uma indicação aprovada na segunda-feira, dia 13, sugere que o Executivo abrace uma cidade do mesmo porte, cerca de 30 mil habitantes, e coordene ações públicas e da iniciativa privada como forma de auxiliar a minimizar os impactos da tragédia.

Diversas cidades do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas fortes chuvas recentes, com colapso no sistema de saúde, educação, infraestrutura e social. “É difícil não se abalar ao ver as imagens da tragédia e o sofrimento da população. O nosso município já enviou doações, encaminhou uma Unidade Móvel de Saúde, mas é importante concentrar os esforços em uma cidade para ajudar a longo prazo”, disse Felipe Dordete (PP), que apresentou a proposição assinada por todos os vereadores.

Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi

“Quem dera a gente pudesse ajudar todos os municípios e todas as pessoas que estão passando por dificuldades no Rio Grande do Sul, mas sabemos das nossas limitações, o que podemos e devemos fazer”, declara Marcos Rocha Macedo (PDT). “É bom direcionar a nossa assistência e as doações para uma cidade adotada, pois vamos conseguir monitorar melhor o que eles estão precisando e como podemos ajudar”, acrescenta Valdeci Figueredo (PL).

O presidente da Câmara de Forquilhinha, Dinho Rampinelli (PL), esteve recentemente no Rio Grande do Sul e relatou o que viu presencialmente nas cidades afetadas pelas chuvas. “Solicitaram a minha ajuda para levar diversos mantimentos, pois tenho habilitação para dirigir caminhão. O que está acontecendo por lá, realmente, é um caos total e muito triste. E ainda vai demorar para recuperar tudo e voltar ao normal. Por isso pedimos às pessoas que continuem doando e colaborando com os nossos irmãos gaúchos”, pontua.

A Câmara de Forquilhinha é um dos pontos de coleta para arrecadação de mantimentos. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas. O boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, na segunda-feira, contabilizava 147 óbitos confirmados, 127 desaparecidos, 447 cidades atingidas, 615,6 mil pessoas fora de casa (em abrigos ou desalojadas) e mais de 2,1 milhões de pessoas afetadas.

Mais destaques da Sessão

Mensagem de Veto

  • Veto por inconstitucionalidade e ausência de interesse público, a emenda supressiva ao Projeto de Lei do Executivo nº 19/2024, que “Altera a redação da Lei nº 2.623, de 2 de agosto de 2022 e da Lei nº 2.442, de 11 de agosto 2020 e dá outras providências”.

A favor: Charles Hunter (PSD), Ivone Minatto (PSD), Valdeci Figueredo (PL) e João Paulo Mariot (PP).

Contra: Marilda Casagrande (PP), Marcos Rocha Macedo (PDT), Felipe Dordete (PP) e Dinho Rampinelli (PL).

Abstenção: Célio Elias (PT)

  • Moção de Apelo nº 03/2024 – Apelamos ao governador do Estado de Santa Catarina, ao presidente da Assembleia Legislativa e demais deputados estaduais, a convocação imediata dos aprovados nos concursos públicos dos editais nº 001/CGCP/2023 e 002/CGCP/2023 da Polícia Militar de Santa Catarina. (Assinada pelos nove vereadores de Forquilhinha)

Indicações

  • 56/2024 – Pavimentação asfáltica na Rua Recanto Verde, no Bairro Santa Ana. (João Paulo Mariot – PP)
  • 57/2024 – Alargamento e pavimentação asfáltica das Rodovias Municipais Otávio Rafael da Rosa e Albina Arns Eyng que ligam as comunidades de Linha Eyng e Santa Rosa. (Marilda Casagrande – PP)
  • 58/2024 – Construção de cabeceiras e a realização de melhorias na Ponte do Clube de Tiro, localizada na Comunidade de Taquara. (Marcos Rocha Macedo – PDT)
Redação – Filipe Casagrande


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo