Sulcatel
Óticas Carol 2
Óticas Carol
Segurança

Forças de segurança mobilizadas para o pleito eleitoral

Odonto Excellence

Polícias Civil e Militar atuarão durante todo o domingo, para coibir e registrar crimes.

O planejamento está sendo organizado há mais de seis meses para que, neste domingo, 7, o pleito eleitoral de Santa Catarina transcorra sem grandes intercorrências na área policial. No Sul do Estado não é diferente e, por isso, todas as forças de segurança se mobilização durante o fim de semana.

As entidades de esferas municipal, estadual e federal irão trabalhar de forma integrada, em parceria com a Justiça Eleitoral, por meio de uma ação inédita e com ponto central de operações no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (CIGERD), da secretaria de Estado da Defesa Civil, em Florianópolis.

Cia da Saúde
Coopera
Ciranda Papelaria
Da Soler Selo
ES Academia
Contape

Em Santa Catarina, a ação é coordenada pela secretaria de Estado da Segurança Pública, que emitiu a ordem de serviço para a operação “Eleições 2018”, mobilizando todos os órgãos de segurança atuantes no Estado. O modelo inédito de atuação é articulado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que assumiu, em todo o país, a organização e coordenação do esquema de segurança para o período.

Policiamento nas ruas

No que diz respeito à Polícia Militar, de acordo com o chefe da Seção de Planejamento e Operações do 9° Batalhão da PM (BPM) em Criciúma, major Rafael Mateus, em torno de 100 policiais serão mobilizados no domingo para garantir o policiamento nas ruas, tanto em questões preventivas, quanto na repressão de eventuais crimes.

Nos 70 pontos de votação de Criciúma, o efetivo será dividido em locais fixos e rondas, além das equipes de inteligência e viaturas descaracterizadas, que circularão à paisana para registrar eventuais flagrantes.

“Nossas principais orientações para os eleitores são para que, se quiserem se manifestar, o façam de forma individual e silenciosa, sem aglomeração de pessoas e provocações, uma vez que, às vezes, um simples olhar é suficiente para levar uma situação às vias de fato. Além disso, se for identificando algum tipo de crime eleitoral, pedimos que as pessoas façam contato com o 190, que encaminharemos uma viatura para verificar”, completa o major.

Todos os delegados de plantão

Em relação à Polícia Civil, as regionais de Criciúma, Araranguá e Sombrio atuarão neste domingo com todas as delegacias funcionando normalmente das 8h às 20h, para registro de crimes eleitorais. Além disso, o plantão será reforçado nas Centrais de Plantão Policial para atendimento dos demais delitos, e toda a mobilização contará com o apoio do Serviço Aeropolicial (Saer) Sul.

“Esse período eleitoral exige uma ação permanente das forças de segurança e a Polícia Civil tem papel essencial, pois tem a responsabilidade de receber as ocorrências de crimes eleitorais e dar rápido encaminhamento aos procedimentos legais”, justifica o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Ghizoni, destacando também a necessidade “em dar garantias individuais ao livre exercício do voto”.

Principais crimes eleitorais

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, são considerados os principais crimes eleitorais:

  • Usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos;
  • Votar ou tentar votar mais de uma vez, ou em lugar de outrem;
  • Promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto, a concentração de eleitores sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo;
  • Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita;
  • Causar, propositadamente, dano físico ao equipamento usado na votação ou na totalização de votos ou a suas partes.
Francine Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Spilere Serralheria G
Marka final pauta
Anuncie FN 2017
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé
Topo