FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

Forças de segurança mobilizadas para o pleito eleitoral

bloqueio manifestantes

Polícias Civil e Militar atuarão durante todo o domingo, para coibir e registrar crimes.

O planejamento está sendo organizado há mais de seis meses para que, neste domingo, 7, o pleito eleitoral de Santa Catarina transcorra sem grandes intercorrências na área policial. No Sul do Estado não é diferente e, por isso, todas as forças de segurança se mobilização durante o fim de semana.

As entidades de esferas municipal, estadual e federal irão trabalhar de forma integrada, em parceria com a Justiça Eleitoral, por meio de uma ação inédita e com ponto central de operações no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (CIGERD), da secretaria de Estado da Defesa Civil, em Florianópolis.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape
Credisol
Maderonchi

Em Santa Catarina, a ação é coordenada pela secretaria de Estado da Segurança Pública, que emitiu a ordem de serviço para a operação “Eleições 2018”, mobilizando todos os órgãos de segurança atuantes no Estado. O modelo inédito de atuação é articulado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que assumiu, em todo o país, a organização e coordenação do esquema de segurança para o período.

Policiamento nas ruas

No que diz respeito à Polícia Militar, de acordo com o chefe da Seção de Planejamento e Operações do 9° Batalhão da PM (BPM) em Criciúma, major Rafael Mateus, em torno de 100 policiais serão mobilizados no domingo para garantir o policiamento nas ruas, tanto em questões preventivas, quanto na repressão de eventuais crimes.

Nos 70 pontos de votação de Criciúma, o efetivo será dividido em locais fixos e rondas, além das equipes de inteligência e viaturas descaracterizadas, que circularão à paisana para registrar eventuais flagrantes.

“Nossas principais orientações para os eleitores são para que, se quiserem se manifestar, o façam de forma individual e silenciosa, sem aglomeração de pessoas e provocações, uma vez que, às vezes, um simples olhar é suficiente para levar uma situação às vias de fato. Além disso, se for identificando algum tipo de crime eleitoral, pedimos que as pessoas façam contato com o 190, que encaminharemos uma viatura para verificar”, completa o major.

Todos os delegados de plantão

Em relação à Polícia Civil, as regionais de Criciúma, Araranguá e Sombrio atuarão neste domingo com todas as delegacias funcionando normalmente das 8h às 20h, para registro de crimes eleitorais. Além disso, o plantão será reforçado nas Centrais de Plantão Policial para atendimento dos demais delitos, e toda a mobilização contará com o apoio do Serviço Aeropolicial (Saer) Sul.

“Esse período eleitoral exige uma ação permanente das forças de segurança e a Polícia Civil tem papel essencial, pois tem a responsabilidade de receber as ocorrências de crimes eleitorais e dar rápido encaminhamento aos procedimentos legais”, justifica o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Ghizoni, destacando também a necessidade “em dar garantias individuais ao livre exercício do voto”.

Principais crimes eleitorais

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, são considerados os principais crimes eleitorais:

  • Usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos;
  • Votar ou tentar votar mais de uma vez, ou em lugar de outrem;
  • Promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto, a concentração de eleitores sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo;
  • Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita;
  • Causar, propositadamente, dano físico ao equipamento usado na votação ou na totalização de votos ou a suas partes.
Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo