FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Fim de ano pede ainda mais o uso responsável da água

1415213065 aguaWillRodriguesshutterstock

Com a chegada do fim de ano, período em que se amplia consideravelmente o consumo de água tratada nas cidades litorâneas, a CASAN renova o pedido para um uso responsável.

Somente no último ano a Companhia investiu cerca de R$ 80 milhões nos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), trazendo mais tranquilidade a moradores e visitantes durante o Verão. No entanto, diante do grande número de turistas, especialmente no litoral, e do consumo elevado em todo o Estado nesta época, a Companhia pede a colaboração da população no sentido de usar esse recurso de forma responsável.

“Apesar de nossas unidades estarem planejadas para a temporada, solicitamos que os usuários usem água tratada sempre de forma consciente, evitando desperdícios”, diz o engenheiro Bruno Kossatz, chefe do Setor de Operação e Manutenção de Água da Superintendência Metropolitana da Grande Florianópolis.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Credisol

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o consumo de água tratada em Santa Catarina é de 154 litros por pessoa. “Porém, em algumas cidades o uso diário é bem maior, e pode ser reduzido em momentos de grande calor e falta de chuvas para que todos possam receber água em suas residências”, diz Kossatz.

Segundo o bioquímico Rafael Luiz Prim, do Setor de Manutenção e Operação de Água, aproximadamente 75% da água consumida numa residência são gastos nos banheiros. Por isso, uma dica importante é evitar banhos prolongados, já que o chuveiro gera um significativo consumo de água. Estima-se o gasto de 10 litros de água a cada minuto sob o chuveiro. Utilizar descargas com caixa acoplada nos vasos sanitários reduz o gasto de 20/30 litros para 6 a 12 litros por descarga.

Também é importante observar todas as torneiras da casa, prevenindo e consertando goteiras e vazamentos. “Uma torneira gotejando pode desperdiçar até 46 litros de água por dia. E, se a água estiver gotejando rapidamente ou em forma de filete, perde-se de 180 a 720 litros diários”, alerta o bioquímico.

Outras dicas básicas: fechar a torneira ao lavar a louça, escovar os dentes e fazer a barba, reutilizar a água da máquina de lavar para limpar calçadas ou o quintal, evitando a prática de usar mangueira para limpar o chão.

“Se cada habitante economizasse 10 litros de água por dia, em uma cidade de 450 mil habitantes, como a Capital, teríamos uma economia de 4,5 milhões de litros/dia, suficiente para abastecer uma população de até 30.000 mil habitantes por um dia”, exemplifica Prim.

Dicas de uso responsável da água

  • Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar;
  • Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;
  • Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar;
  • Não lave roupa com água corrente. Trabalhe utilizando o tanque;
  • Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia;
  • Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde;
  • Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem evite lavar seu automóvel.
  • Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas;
  • Molhe o jardim com regador, sempre ao amanhecer ou à noite, assim elas aproveitarão melhor a água. Regar as plantas nas horas quentes resulta em elevadas perdas por evaporação;
  • Não jogue água nas ruas: água não é pavimentação;
  • Regule a válvula de descarga: esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.
Francine Ferreira – Gerência de Comunicação Social da CASAN


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo