FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Cultura

Filme de Dom Paulo Evaristo Arns será exibido em Forquilhinha, pela primeira vez em SC

20 07 Cinema na Câmara

Filme que conta história do forquilhinhense será exibido pela primeira vez em SC.

Na próxima quarta-feira, 25, pela primeira vez em Santa Catarina, será exibido em Forquilhinha o filme “Coragem – As muitas vidas do cardeal Paulo Evaristo Arns”. A história de tantas lutas pelos direitos humanos do filho de Forquilhinha, principalmente durante a ditadura militar, foi contada pelo jornalista Ricardo Carvalho, que além de roteirista, dirigiu o documentário.

A estreia faz parte do lançamento do Cinema na Câmara, terceiro projeto do Programa Cidadania, idealizado pelo presidente do legislativo, Maciel da Soler (MDB). “Dom Paulo foi um grande exemplo e esse filme é uma forma de mostrar, principalmente para as novas gerações, quem foi esse homem, as suas lutas e o que ele representou para a nossa história” ressaltou o vereador.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape
Maderonchi
Credisol

Dom Paulo Evaristo Arns, que morreu aos 95 anos em dezembro de 2016, foi considerado o mais importante cardeal brasileiro do século passado, ao defender, de forma intransigente, os Direitos Humanos, enfrentando o regime militar.  O jornalista Ricardo Carvalho conheceu dom Paulo na segunda metade da década de 1970, quando era repórter da Folha de São Paulo. “Aos poucos fui vendo o impressionante trabalho que Dom Paulo estava fazendo, sempre com muita coragem, ameaçado, e vi ali talvez uma das pessoas mais importantes na resistência da ditadura militar”, salientou Carvalho.

O jornalista guardou tudo o que tinha sobre o cardeal, entre documentos, cartas e reportagens, tendo acesso a 200 horas de gravação, nove mil fotos e recortes de todos os jornais. “O que me motivou foi, primeiro ter a consciência de como dom Paulo é importante pra história do Brasil, e segundo, como jornalista e repórter eu achei que pudesse contar a sua história desse viés, da coragem, da resistência que dom Paulo é símbolo”, frisou.

“Ser humano incrível”

Para familiares que moram em Forquilhinha, este documentário é uma forma de todas as pessoas terem acesso a história do frade franciscano, chamado de cardeal da liberdade, dos oprimidos, bispo dos pobres ou amigo do povo, como ele mesmo disse que gostaria de ser lembrado. “Ele era um ser humano incrível, uma pessoa que marcou a história do Brasil pela atuação na defesa dos direitos humanos, uma referência no mundo também”, ressaltou a sobrinha Lilian Arns.

Cinema na Câmara

O objetivo do projeto Cinema na Câmara é disponibilizar o espaço da Casa Legislativa para as escolas e as entidades do município para exibição de filmes educativos. Quem tiver interesse, pode fazer o agendamento e a escolha do filme, diretamente na Câmara de Vereadores.

A exibição do documentário, que tem duração de 1h15min, será no auditório Alfredo Michels da Coopera, às 19h30min, no dia 25 de julho, como parte da programação da Festa do Colono e do Motorista de Forquilhinha. As vagas são limitadas e precisam ser agendas pelo telefone 3463-1215.

cleardotFrancine Ferreira – Eliane Gonçalves

 


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo