FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Em Forquilhinha, pacientes com fibromialgia contam com medicamentos gratuitos para tratar a doença

Fibromialgia

A Secretaria de Saúde de Forquilhinha está disponibilizando medicamentos específicos gratuitos para as pessoas com fibromialgia. Em menos de um ano, já somam mais de 100 pacientes cadastrados e que recebem atendimento preferencial.

De acordo com a coordenadora de educação permanente, a psicóloga Carini Cesa aponta que os benefícios não param. “Estamos trabalhando num projeto para atendimento multiprofissional em grupo para as pessoas diagnosticadas com a doença, visando acolhimento e seu tratamento tenha melhor eficácia”, ressalta.

“Para nós, é motivo de grande orgulho e alegria termos ações voltadas e medicamentos disponíveis aos cuidados da pessoa com fibromialgia com o qual podemos transformar a vida de muita gente que vinha sofrendo com a doença sem diagnóstico”, declara o secretário municipal de saúde, Diego Melo.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Contape

A paciente Elaine Cristina Valério foi diagnosticada com a doença em 2019, chegou a ser internada numa clínica e a partir daí começou a investigar sobre à fibromialgia. “O paciente diagnosticado com a doença tem uma incapacidade de levantar, conversar, trabalhar e ter uma vida social devido à dor. Conseguimos mais uma vitória, a partir de agora com o fornecimento dos medicamentos que são muitos caros. Muitas pessoas não tem condições de comprar. No Brasil, é o segundo município que fornece”, completa.

Fibromialgia

O dia 12 de maio é reconhecido com o Dia Nacional de Conscientização sobre a Fibromialgia. A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

Lei Municipal

No município, as pessoas diagnosticadas com fibromialgia possuem atendimento preferencial por meio da lei municipal nº 2422/19, de autoria do vereador Célio Elias, que assegura os mesmos direitos dos idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Os pacientes que ainda não tem acesso aos medicamentos devem procurar a secretaria com o laudo médico para comprovar o diagnóstico da doença, documento pessoal com foto, foto 3×4 e comprovante de residência.

Redação – Cris Freitas


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo