FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Fibra Jovem: projeto da PM devolve sensação de segurança à E.E.B. Natálio Vassoler

Fibra Jovem 27
Fotos: Willians Biehl

Formatura, realizada nessa sexta-feira, mobilizou centenas de alunos da instituição.

O sentimento na Escola Estadual Natálio Vassoler em Forquilhinha, há um mês, era de medo e insegurança. A falta de disciplina também dificultava a vida do professor, que mal conseguia dar as aulas preparadas com tanto carinho e dedicação. Essa é a avaliação feita pelos próprios educadores e também pelos alunos. Mas isso mudou com a implantação do projeto Fibra Jovem da Polícia Militar, que tem um apoio muito forte da Câmara de Vereadores do município, além de outras entidades e empresas.

O comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto, salienta que essa foi uma maneira encontrada para amenizar os problemas enfrentados pela escola e pela comunidade nos arredores. “Nós tínhamos duas formas de agir diante desta situação: policiamento ostensivo ou mostrando a essas crianças e jovens uma realidade diferente, trabalhando a disciplina e o respeito. É um projeto de segurança de longo prazo e que com certeza, iremos colher grandes resultados”, reforça.

Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider

O projeto funciona com a presença diária dos policiais dentro da escola, que hoje conta com 1,2 mil alunos. A iniciativa contou com o apoio da Câmara de Vereadores desde o início das conversas com a direção, professores, pais e alunos.

O presidente do Legislativo, Maciel Da Soler, acompanhou todas as reuniões e cada passo da implantação do projeto. “Com a realização de um projeto da Câmara aqui dentro da escola, a gente percebeu que precisava fazer mais, até para empoderar os professores de uma forma que eles pudessem dar suas aulas. E isso aconteceu em um tempo muito curto e essa mudança vai refletir, com certeza, no futuro desses estudantes e em um ambiente escolar mais favorável ao ensino”, completa.

Nesta sexta-feira, 4, uma primeira formatura foi realizada na instituição. E com a parceria de algumas entidades, a Polícia Militar conseguiu presentes e até bolsas de estudos para os estudantes que se destacaram durante esse um mês de projeto.

A jovem Daiane dos Santos, de 17 anos, foi uma das contempladas. Além de comemorar a conquista, ela agradeceu a transformação realizada na escola Natálio Vassoler. “Eles passaram uma sensação de segurança pra gente, o comportamento das turmas mudou e os nossos professores agora conseguem dar uma aula de verdade, passando todo conhecimento que eles têm pra gente”, concluiu a estudante.

Para o comandante da Polícia Militar de Forquilhinha, tenente Lennon Fiorillo, está sendo possível atingir as expectativas criadas com a instalação do projeto. “Temos mudança comportamental significativa por parte dos alunos, o professor está resgatando sua figura de líder em sala de aula, a direção resgatando sua figura de autoridade máxima da escola, afastamos as incidências criminais no perímetro da escola, seja dentro ou fora. Todo policial que está no projeto está fazendo um contra-turno, com exceção de dois que permanecem fixos, então se percebe que a escola mudou significativamente, embora passadas apenas seis semanas”, acrescentou.

O olhar do professor

A professora Mislene Schneider Figueiredo Miguel disse que muitos educadores sofreram ameaças dentro da escola. E ela garante que o trabalho dos policiais militares foi de apoio e que eles não interferiram no conteúdo pedagógico da escola. “Nós já tínhamos regras estabelecidas em nosso regimento interno, porém elas não era cumpridas e todos os professores tinham muitas dificuldades de lecionar. Nessas últimas semanas, as coisas mudaram muito e graças a esse assessoramento da PM”, frisa.

Giana Remos, que também é professora, comemora os resultados do projeto Fibra Jovem. “A maioria dos problemas de indisciplina foi resolvido e essa formatura é a revelação da felicidade que escola está sentindo com esse trabalho”, ressalta.

Como concorda, também, a diretora da E.E.B. Natálio Vassoler, Nizete Nuernberg. “Foi algo muito emocionante, ver o comportamento dos alunos, todos de uniforme, foi algo realmente muito lindo, não tenho palavras para descrever o quanto fico feliz com esse projeto. A formatura foi um verdadeiro espetáculo”, finaliza.

A continuidade

A Escola de Educação Básica Natálio Vassoler de Forquilhinha é a primeira do estado a receber o projeto Fibra Jovem da Polícia Militar. Ele continua até o fim do ano com a realização, inclusive, de outras duas formaturas e entrega de premiações. Mas para 2020, o coronel Barreto ainda não garante uma sequência por conta do efetivo, porém a direção da escola já deixou o pedido para que ele tenha uma continuidade.

Francine Ferreira – Eliane Gonçalves


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo