FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

Forquilhinha abre o 4º Festival Nacional de Teatro Revirado nesta segunda-feira

Festival de Teatro

São somente dois festivais neste formato itinerante no país. O Festival Revirado é único no Sul do Brasil e o outro é promovido no estado do Ceará.

Com 12 grupos e 40 espetáculos gratuitos para toda família, o 4º Festival Nacional de Teatro Revirado abre a programação oficial nesta segunda-feira, 08 de agosto, às 19h30, na Rua Coberta de Forquilhinha. No palco estará a peça “WWW para Freedom”, do Grupo Barracão Teatro de Campinas, São Paulo. Na cidade, as apresentações iniciam pela manhã e seguem durante todo dia na rua e em escolas.

Além do município, o Festival será realizado de 08 a 13 de agosto nas cidades de Maracajá, Cocal do Sul, Orleans, Criciúma e Içara. Em quatro municípios serão em média oito apresentações por dia, além de atividades formativas. A maratona pretende levar muito teatro e cultura para a região. São somente dois eventos neste formato itinerante no páis. O Festival Revirado é único no Sul do Brasil e, o outro é promovido no estado do Ceará.

Maderonchi
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

Agora passada as dores e perdas provocadas pela pandemia, explica um dos organizadores, Reveraldo Joaquim, “retornamos aos palcos com o apoio da prefeitura de Forquilhinha e mais três prefeituras, com muita alegria para levar a arte onde o povo está e assim, poder provocar o sonho e trazer mais esperança e alegria as pessoas”, pontua.

Sobre as peças

Expresso Caracol – Cia dos Pés DE São José do Rio Preto São Paulo, às 9h30 e 14h na Rua Coberta

É um teatro ambulante, que carrega a beleza da dança clássica e a magia do circo. O Expresso Caracol monta o palco e traz a poesia e o riso para um passeio. Artistas que carregam a vida e o espetáculo na mesma estrada. Um encontro divertido com obras clássicas.

Um sorriso vale mais que mil palavras – Variedades Escênicas de Buenos Aires na Argentina às 9h30 e 14h na E.E.B Egídio de Bona

Um sorriso vale mais que mil palavras conta a história de como Martin Martinez poderia encontrar o caminho para realizar seu sonho. Ter seu próprio circo.

Cuidado que ronca – Cuidado que mancha de Porto Alegre – RS às 9h30 e 14h na E.E.B Waldemar Casagrande

Um espetáculo de música para bebês. Feito com canções de ninar, para crianças de até três anos. Agora é cantar para os bebês, para os pais dos bebês, para os avôs e avós e ninar a família inteira.

Intervenção Literária BiblioBike de Chapecó das 15h as 17h na Rua Coberta

As intervenções literárias são realizadas em escolas, praças e parques. Os livros são oferecidos para leitura, envolvendo as pessoas que estão aproveitando seu dia de lazer e estimulando o prazer pela leitura. O acervo conta com mais de 300 livros infantis, inclusive em braile.

WWW para Freedom – Barracão Teatro de Campinas São Paulo peça de abertura oficial às 19h30 na Rua Coberta:

WWW para Freedom é um código de operação militar. Soldados são mandados para libertar um povo de um terrível ditador. Em algum lugar do mundo e em algum tempo.

Festival de Teatro

Sobre o festival

O Festival de Teatro Revirado nasceu em 2017 para comemorar os 20 anos do Cirquinho do Revirado. Neste ano foram feitas 54 apresentações e 68 artistas vindos do Brasil e da Argentina no município de Içara. Com recursos da iniciativa privada, pública e parte de financiamento coletivo, a cidade de Içara abraçou o projeto e se tornou a casa do Festival Revirado com as edições de 2018 e 2019 e as as cidades vizinhas recebiam diversos espetáculos, mantendo a ideia de fazer um festival descentralizado.

Nesta edição, a prefeitura de Içara decidiu não promover o evento.

Sobre o Cirquinho do Revirado

O Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado atua desde 1997. Atualmente, sua formação é composta por Yonara Marques, Reveraldo Joaquim e Fabio Murillo. O Grupo tem em seu repertório sete peças. No ano de 2013 circulou por 18 estados com apresentação da peça JÚLIA, fazendo parte da programação Nacional do Palco Giratório do SESC.

O Grupo já recebeu vários prêmios e condecorações tendo como destaque a comenda Cruz e Souza e o prêmio Conjunto da Obra da ACLA – Academia Catarinense de Letras e Artes. O Grupo promove anualmente o Festival Nacional de Teatro Revirado com atrações vindas de diversos lugares do Brasil e América Latina.

No seu espaço cultural, o grupo realiza frequentemente um sarau, onde se apresentam vários artistas do Estado. Além do sarau, o espaço cultural do grupo também é palco para oficinas, workshops e debates relacionados a arte

Inscrições

Foram 211 propostas inscritas de grupos profissionais de teatro, sendo 204 de 21 estados brasileiros e sete da Argentina. Um total de 10 foram selecionados e mais dois foram convidados pela organização. No total serão 12 grupos no evento.

Espetáculos

Os espetáculos são inéditos e as apresentações acontecerão em espaços alternativos nos bairros – períodos matutino e vespertino – e, a noite na parte central de cada cidade. Também acontecerá a Mostra Primeira Infância para crianças de 01 a 04 anos.

Toda programação do Festival pode ser acessada no Instagram @cirquinhodorevirado.

Redação – Maristela Benedet


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo