FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Faxina de verão: excessos podem causar problemas de saúde

07

As férias chegam e, com elas, muitas vezes a vontade e a necessidade de dar a chamada ‘geral’ na casa. A motivação é ainda maior nesta época do ano, em que o sol e o calor proporcionam um pouco mais de facilidade aos serviços domésticos, já que as roupas secam mais rápido, dá pra deixar as janelas abertas e fazer serviços externos, entre outras vantagens.

O problema é que, em muitos casos, a ‘faxina de verão’ é feita pela dona ou o dono da casa que não costumam executar a tarefa no dia a dia e não estão acostumados com o esforço físico diferenciado deste trabalho. “Sentir dores ou cansaço excessivo após a faxina pode ser um sinal de alerta. Principalmente aqueles que possuem um ritmo de vida sedentário, devem tomar cuidado para não abusar do serviço pesado e respeitar os limites do corpo visando evitar lesões”, alerta o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann.

Segundo o médico, posições incorretas podem causar lesões simples, como lombalgias ou cervicalgias, desvios posturais, torções e até uma hérnia de disco. “Um dos problemas é menosprezar a importância da dor. É preciso saber que dores frequentes na coluna não são normais e devem ser tratadas. Muitos demoram a procurar um especialista, o que acaba agravando o problema”, explica, lembrando que muitas atividades domésticas acabam exigindo que a pessoa fique curvada, dobrada, na ponta dos pés ou que empurre ou carregue móveis e objetos pesados. “São esforços que podem ser prejudiciais se não forem tomadas as precauções necessárias”, comenta.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Maderonchi

Prevenção

São várias as dicas para evitar lesões durante o trabalho doméstico, entre elas está a divisão das tarefas dentro do período, ou seja, não fazer todos os serviços num mesmo dia. Também é recomendada uma pausa de dez minutos para descansar e alongar a cada 50 minutos trabalhados. Entretanto, o principal cuidado é com a postura. “Dentro do possível, mantenha-se em posição ereta.

Para tarefas que exigem bastante tempo de pé, como passar roupas ou lavar louça, por exemplo, pode ser usado um apoio de cinco centímetros embaixo do pé, alternando o pé que receberá o descanso e deixando o peso em cima do outro. Sempre que for preciso se abaixar, mantenha a coluna reta e flexione as pernas”, recomenda Reichmann.

Outras dicas

  • Ao utilizar vassouras ou rodos, lembre-se de que a coluna deve estar em posição ereta. Evite abaixar-se e mantenha o cabo próximo ao corpo. Caso seja necessário, prolongue o cabo. O mesmo serve para quando for passar o aspirador de pó;
  • Durante o manuseio das panelas e dos alimentos, mantenha o punho alinhado ao antebraço. Não se estique demais;
  • Para tarefas ao alto, como limpar vidros e azulejos ou mesmo estender roupas, conte com a ajuda de uma escada ou banco. Sempre que possível utilize acessórios com cabos longos e mantenha as mãos à altura dos ombros. Para estender roupas, o ideal é descer o varal de modo que as mãos não ultrapassem a altura dos ombros
  • A organização dos utensílios também pode ajudar. Colocar os mais utilizados na parte da frente evita esforços desnecessários. Se alimentos e objetos mais pesados ficarem na altura da cintura e os mais leves na parte inferior e superior das prateleiras, também ficará mais fácil manter a postura;
  • Evite arrastar móveis pesados sozinho e com a coluna curvada. O peso sobrecarrega as costas, podendo desencadear dor imediata.
  • Solicite ajuda a outra pessoa e mantenham as costas eretas, os joelhos semi-flexionados, os pés afastados e o abdômen contraído;
  • Sempre que sentir dor e perceber que há algo errado com seu corpo procure um médico especialista para avaliação e tratamento adequado.
Francine Ferreira – MARCOS A. BEDIN


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo