FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Famílias superam vulnerabilidades com Projeto do Bairro da Juventude

imagem

O FaSbem  vem garantindo direitos fundamentais às famílias que são acompanhadas pela Instituição.

Nem sempre é fácil superar vulnerabilidades que nos acompanham e impedem o nosso crescimento pessoal e profissional. Mas tudo se torna mais fácil quando conseguimos unir nossas intenções positivas com uma rede de apoio disposta a dar suporte em nosso desenvolvimento. Pensando nisso, há nove meses, o Bairro da Juventude colocou em prática o Projeto FaSbem (Famílias em Superação para o Bem-Estar e Emancipação) – Superando Desafios e Garantindo Direitos. A ação é uma parceria do FIA (Fundo para a Infância e Adolescência ).

A ideia da ação surgiu no início da pandemia, quando outras necessidades e demandas começaram a surgir a partir do atendimento às famílias. “Naquele momento a equipe observou que era preciso fazer um acompanhamento de longo prazo. Com a nova realidade pandêmica outras vulnerabilidades foram aparecendo e era preciso acolher e, em seguida, entender o que impedia a família de caminhar”, conta a coordenadora do Centro Integrado de Assistência Social e Saúde do Bairro da Juventude, Daiane Bento.

Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol

Após as escutas foi possível observar uma série de questões que envolviam alimentação, desemprego, moradia, saúde, educação, entre outras. E a partir do diagnóstico, em maio de 2021, a equipe iniciou o atendimento das famílias da Instituição que apresentavam maior número de vulnerabilidades. Hoje são 31 famílias acompanhadas pelo período de dez meses. “Algumas estão conosco desde o início e agora, em março, já deixam o projeto, porém elas seguem com outra perspectiva e visão de futuro. O FaSbem é um movimento, nele a família percebe que não precisa apenas receber, mas ela precisa ter coragem de caminhar. O Bairro é apenas o mediador do processo. Nosso desejo é oferecer à família a condição de sonhar novamente” , observa a orientadora social da Instituição, Simone Feltrin da Rosa.

A profissional ainda explica que o atendimento não se estende apenas para um membro da família. “Se existe a necessidade, os outros participantes da família também são auxiliados no processo. Por isso é fundamental que a família queira estar conosco, o desejo precisa partir dela. E sempre procuramos deixar claro que nosso trabalho não é de fiscalizar ou invadir a dinâmica familiar, e sim realizar em parceria um plano de acompanhamento para que possamos conhecer essa família, verificar as necessidades e assim buscar, em conjunto, as intervenções necessárias”, declara.

E foi o desejo de buscar novas possibilidades que motivou a família de Nyshellen Pacheco Miguel Guarda, 23 anos. A família procurou o Bairro para suprir algumas necessidades relacionadas à alimentação, mas acabou conhecendo o projeto.

“Graças às orientações e apoio do Bairro podemos ter o nosso lar, e isso deu um alívio. Meu esposo também conseguiu um emprego e eu estou fazendo meu curso de pedagogia. Também aguardávamos uma cirurgia para meu filho há muito tempo e deu certo de conseguir. E isso tudo com a ajuda desse projeto maravilhoso, que foi nos dando auxílio, orientando e nos fazendo ver que quando queremos tudo pode ser diferente. É só gratidão”, revelou Nyshellen, que é mãe de três crianças, sendo duas atendidas pelo Bairro da Juventude.

Redação – Michele Picolo


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo