FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Famcri intensifica orientação sobre crimes ambientais

servicos galeria fiscalizacao 21

Fiscalizações passam a ocorrer também durante a noite.

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) iniciou uma série de fiscalizações diurnas e, agora, também noturnas, contra a prática de crimes ambientais. De acordo com a fiscal do Meio Ambiente, Jade Martins Colombi, a atividade de queima para roçada e de materiais, descarte de resíduos sólidos diversos em terrenos baldios, particulares e locais públicos, estão entre as práticas mais recorrentes na região.

“Estas ações implicam em alterações nas propriedades do meio ambiente, pela emissão de substâncias contaminantes, criando condições nocivas à saúde, à segurança e ao bem-estar público”, explica a fiscal. Além de fiscalizar, os profissionais da Famcri também estarão trabalhando com orientação da comunidade.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Contape

Segundo a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, o objetivo das ações é a prevenção. “Faremos distribuição de cartilhas educativas à sociedade em geral, bem como estabeleceremos um diálogo com os presidentes de bairros, e apresentação de palestras sobre o assunto. Mais importante que a tomada de ações repressivas, é agir por meio da educação ambiental, orientando toda a população”, ressalta a presidente.

A Legislação Ambiental Brasileira prevê crimes ambientais como todo tipo de ação contrária ao meio ambiente, fauna, flora, os recursos naturais da nação e seu patrimônio cultural. Qualquer cidadão pode formalizar uma denúncia, caso presencie alguém ateando fogo ou descartando resíduos em terrenos baldios. A denúncia pode ser feita através da Ouvidoria do município pelo telefone 156 ou pelo site www.criciuma.sc.gov.br/ouvidoria, ou ainda na sede da Famcri, na rua Saldanha da Gama, no bairro Comerciário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Leis Ambientais

De acordo com a Lei nº 9.605, os crimes ambientais são classificados em seis tipos diferentes:

Crimes contra a fauna: agressões cometidas contra animais silvestres, nativos, caçar, matar, apanhar, adquirir, impedir a procriação, maltratar, manter em cativeiro. Modificação, danificação ou destruição de seu ninho.

Crimes contra a flora: destruir ou danificar floresta de preservação permanente mesmo que em formação, ou utilizá-la em desacordo com as normas de proteção; causar danos diretos ou indiretos às unidades de conservação; provocar incêndio em mata. Impedir ou dificultar a regeneração natural de qualquer forma de vegetação; destruir, danificar, lesar ou maltratar plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia; comercializar ou utilizar motosserras sem a devida autorização.

Poluição e outros crimes ambientais: poluição que provoque ou possa provocar danos à saúde humana, mortandade de animais e destruição significativa da flora, poluição hídrica, armazenamento ou uso de substâncias tóxicas, perigosas ou nocivas à saúde humana; construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar empreendimentos de potencial poluidor sem licença ambiental ou em desacordo com esta.

Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural: construção em solo não edificável (por exemplo áreas de preservação), ou no seu entorno, sem autorização ou em desacordo com a autorização concedida.

Crimes contra a administração ambiental: afirmação falsa ou enganosa, ou omissão de informações e dados técnico-científicos em processos de licenciamento ou autorização ambiental.

Infrações Administrativas: toda ação ou omissão que viole regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.

Francine Ferreira – Maria Luiza do Nascimento


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo