FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Meio Ambiente

Famcri abre trilha ecológica na Mina de Visitação Octávio Fontana

Trilha ecológica Foto de Émerson Justo 1

Iniciativa visa incentivar o turismo e proporcionar momentos educativos e de lazer às crianças e visitantes.

A partir dos próximos dias, Criciúma terá mais uma trilha ecológica. A Administração Municipal, via Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), está realizando a abertura de uma trilha na Mata Atlântica, nos arredores da Mina de Visitação Octávio Fontana, no bairro Archimedes Naspolini.

De acordo com o diretor de Educação Ambiental, Unidades de Conservação e Arborização da Famcri, Christophe Maximiano de Lima, o local é uma Área de Preservação Ambiental (APA). “A abertura desta trilha foi um pedido do prefeito Salvaro. Será uma trilha ecológica, onde o impacto com a fauna e a flora será minimizado o máximo possível. Nenhuma árvore será cortada, os profissionais apenas farão o corte de galhos e arbustos”, explica Lima. “Estudamos esta área antes de iniciar os trabalhos. É um local com árvores nativas, bastante mamíferos, roedores e pássaros, além de insetos e aracnídeos. A trilha terá pelo menos 100 metros, com uma dificuldade considerada média, para que todos possam visitar, mas tendo alguns obstáculos que deixam o espaço mais atrativo”, completa.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Net Lider
Contape

Criciúma conta com duas trilhas ecológicas, localizadas no Horto Florestal Antônio José Tolé Guglielmi, no bairro Jardim União, e no Parque Natural Municipal Morro do Céu, no bairro Comerciário. “A trilha será mais um espaço em Criciúma para as pessoas terem contato com a natureza. Hoje, as crianças não são iguais antigamente, que viviam no meio do mato. Atualmente, elas ficam dentro de apartamentos, em frente aos computadores, e não conhecem as belezas do meio ambiente. Os professores poderão trazer os alunos e utilizar para o aprendizado, realizando aulas práticas e fazendo com que as crianças entrem em contato com a mata”, comenta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

A Famcri ficará responsável pela manutenção da trilha ecológica, fazendo a poda de galhos e arbustos. Posteriormente, placas de sinalização serão instaladas no local. “A trilha ecológica será um atrativo a mais para quem visita a Mina. Vai agregar ainda mais o ponto turístico”, ressalta Lima.

Francine Ferreira – Émerson Justo


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo