FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Exercícios físicos no verão pedem cuidado redobrado com a saúde

DSC 0034
Foto: Leonardo Ferreira

João gosta de aproveitar a pista de atletismo da Unesc para manter a forma.

Com o registro de altas temperaturas, o verão chega com tudo no litoral catarinense. E junto com ele, a vontade de praticar exercícios físicos é despertada entre aqueles que preferem a estação para movimentar o corpo. É o caso do estudante João Guilherme Negrini, que faz Engenharia Civil na Unesc. Segundo ele, o verão carrega uma energia diferente, provocando uma motivação maior. Além disso, a estação traz longos períodos de luz solar, por conta do horário especial, possibilitando a pratica de atividades na rua, ou na praia.

Ao final da tarde, em alguns dias da semana, João vai até a pista de atletismo da Unesc. A corrida é uma das práticas que ele costuma adotar no verão. “Gosto de praticar musculação também, mas por trabalhar em escritório o dia inteiro, prefiro fazer exercícios físicos ao ar livre. A pista da Unesc é um bom espaço, me sinto ainda mais perto da natureza por conta das arvores ao redor, além de ser fresco e agradável no final da tarde”, comentou.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Maderonchi

O cuidado com a saúde junto aos exercícios também é uma das preocupações do estudante, que adota o acompanhamento de profissionais da área para contribuir com a rotina alinhada a uma alimentação saudável. Entretanto, nem todos os praticantes de exercícios têm a mesma precaução.

Cuidados especiais no verão

Sem o preparo adequado, a prática de exercícios físicos pode trazer uma série de impasses. Distensões, câimbras e dores musculares, além de queimaduras, insolação e desidratação, por conta da excessiva exposição ao sol no verão, são os problemas mais comuns.

Segundo o professor da Unesc, Joni Marcio de Farias, especialista em Treinamento Desportivo e doutor em Ciências da Saúde, é recomendável um aquecimento antes de uma sessão de exercícios. “Assim há uma melhor adaptação ao exercício e aproveitamento do mesmo. Após a prática, também é muito comum utilizar o alongamento, mas muito mais como uma forma de remoção de ácido lático (proveniente do exercício) do que qualquer outra coisa. Além disso, cuidar com a exposição solar, hidratar constantemente, manter a alimentação adequada, e principalmente ter um acompanhamento profissional durante as práticas, são dicas importantes”, ressaltou.

Os horários para a prática também devem ser selecionados, além da roupa ideal. “Se for praticar exercício em horários que o sol ainda está forte, deve dar prioridade a roupas leves e claras, que facilitem a evaporação do suor. Não se deve impedir ou dificultar o suor, não é aconselhável e adequado, as células precisam respirar. Algumas pessoas têm ainda o péssimo hábito de utilizar plásticos envoltos no corpo, isso está mais do que comprovado que é muito prejudicial à saúde”, completa o especialista.

Francine Ferreira – Setor de Comunicação Integrada da Unesc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo