FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Meio Ambiente

Exemplos de destaque nacional no 3º Diálogo entre Bacias Hidrográficas

Rio Mãe Luzia

Nomes do Consórcio Intermunicipal e da Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, de São Paulo, estarão entre os palestrantes do evento, que abordará o tema “Água e saneamento para todos: Pactos de gestão”.

Faltam menos de dez dias para o 3º Diálogo entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense, que trará à região nomes com destaque nacional para abordar o tema “Água e Saneamento para todos: Pactos de Gestão”. Como no caso da gestão das águas das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), de São Paulo, a ser abordada pelo coordenador do Consórcio Intermunicipal PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz, e pelo diretor financeiro da Agência PCJ, Ivens de Oliveira.

Uma parceria dos Comitês das Bacias do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba e do Rio Urussanga, o Diálogo Entre Bacias será realizado no próximo 7 de agosto, das 8h às 17h30min na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Net Lider
Credisol

Além do exemplo paulista, outras duas mesas de debate serão formadas no decorrer do evento. A primeira abordará os problemas de tratamento de água e esgoto dos 29 municípios das três bacias hidrográficas envolvidas, com palestras da gerente do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Casan, Patrice Juliana Barzan, e da presidente do Comitê Urussanga, Carla Cristina Possamai Della.

Já a segunda mesa de debates destacará as ações aprovadas e em definição nos Planos de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba e Rio Urussanga, para o abastecimento de água e tratamento de esgoto. Na oportunidade, palestrarão sobre o tema o presidente do Comitê Araranguá, Luiz Ismael de Camargo Leme, e o técnico do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga, Vinicius Ragghianti.

Expectativas elevadas

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em 2015 os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda de sustentabilidade adotada por seus países-membros para ser cumprida até 2030. Nesta lista, o sexto objetivo é “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”, o que fortalece ainda mais a necessidade de debate sobre o assunto.

É diante deste cenário, de acordo com o presidente do Comitê Araranguá, que o 3º Diálogo entre Bacias será realizado. “Sabemos que os números não são bons, principalmente para Santa Catarina, e com certeza esse evento será de muito proveito para todos que participarem. Até porque todos tem sua cota de responsabilidade para que consigamos alcançar índices melhores no que diz respeito à preservação e qualidade da água, bem como ao saneamento básico para todos. Esperamos que ao final desse encontro possamos sair com inúmeros encaminhamentos”, completa Leme.

Já a presidente do Comitê Urussanga destaca que serão palestrantes de renome nacional, que irão contribuir para o debate com suas experiências, vindas de diferentes regiões. “Discutir relevantes temas como água e saneamento, principalmente voltados para a gestão, é essencial para garantir um futuro sustentável”, finaliza Carla.

O Consórcio e a Agência PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência. Já a Agência PCJ gerencia os recursos hídricos nas bacias em questão, tanto os arrecadados com a cobrança pelo uso da água nos rios de domínio da União, como nos rios de domínio do estado de São Paulo.

Inscrições abertas

Interessados em participar devem se inscrever antecipadamente pelo link e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: dialogoentrebacias@gmail.com.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo