Prefeitura Capa Meio
Política

Estudantes de Forquilhinha se tornarão Embaixadores da Justiça Climática

Câmara de Vereadores

É a primeira etapa da parceria firmada entre Forquilhinha e Alemanha por meio da Câmara de Vereadores.

Os estudantes do Parlamento Jovem, projeto da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, e outros adolescentes convidados, participaram desta primeira etapa da Academia da Plant-for-the-Planet – organização sem fins lucrativos fundada na Alemanha. No total, 15 estudantes fizeram a capacitação para depois ajudarem na condução da etapa de formação dos Embaixadores da Justiça Climática.

Professores também prestigiaram o encontro realizado na sede do Poder Legislativo nesta quarta-feira, 11 de setembro. “Eu estou muito empolgada com o projeto, achei diferente porque vem da Alemanha e acredito que os embaixadores que serão formados na semana que vem vão gostar e dar continuidade a esse trabalho por aqui”, analisou a estudante de Júlia Wesler Matinhago de17 anos, suplente do Parlamento Jovem.

Spilere Serralheria
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

Em um momento em que a preocupação com o desmatamento da Amazônia e o número de enchentes, secas e outros eventos climáticos extremos só têm aumentado, a Plant-for-the-Planet – vai realizar em Forquilhinha uma Academia já desenvolvida em mais de 70 países.

“A fundação tem um objetivo especial que é conscientizar as pessoas sobre o baixo impacto ambiental que todos, de maneira em geral, precisam buscar, com foco na sustentabilidade. E o projeto também vem em um momento especial pra Câmara e pra a cidade, porque é nosso objetivo oportunizar aos jovens forquilhinhenses algo relacionado a Alemanha”, explicou Maciel Da Soler, presidente da Câmara de Vereadores.

De acordo com o Coordenador de Projetos da Plant-for-the-Planet em Santa Catarina, Lutz Michaelis, essa Academia é apenas o início de uma jornada. “As crianças vão desenvolver os seus projetos de plantio e com a ajuda de adultos e das escolas colocá-los em prática”. O título de embaixador da justiça climática que os participantes recebem significa integrar a rede internacional da Plant-for-the-Planet, que tem a meta de plantar um trilhão de árvores até 2030 em todo o mundo.

A atividade acontece em parceria com a Fundaf, Fundação Ambiental de Forquilhinha.

A Academia

As Academias são compostas por uma metodologia reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, e envolvem conversas e jogos que ajudam a explicar o conceito de justiça climática. Além disso, as crianças também participarão de um plantio no parque ecológico municipal e encerrarão o dia fazendo apresentações de projetos que elas queiram implementar em suas escolas.

A atividade será realizada no dia 19 de setembro, das 8h30min às 16h30min, no Parque Ecológico São Francisco de Assis, em alusão ao “Dia da Árvore” celebrado no dia 21 de se setembro. Outras 50 crianças e adolescentes, entre 9 e 14 anos, irão participar desta ação e também se tornarem Embaixadores.

Plant-for-the-Planet

A Plant-for- the-Planet foi fundada em 2007 por Felix Finkbeiner na Alemanha. Na época, ele tinha nove anos e fez uma apresentação sobre a crise climática em sala de aula. Durante a sua pesquisa, ele se inspirou na vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Wangari Maathai, nascida no Quénia, que juntamente com outras mulheres, plantaram 30 milhões de árvores ao longo de 30 anos.

Felix terminou a sua apresentação propondo que as crianças de todo o mundo plantassem 1 milhão de árvores por país e lutassem por um futuro mais justo como uma grande família global. Pouco tempo após a sua apresentação, aconteceu a primeira plantação. As escolas das regiões vizinhas aceitaram o desafio e também começaram a plantar. Em maio de 2010, a milionésima árvore foi plantada na Alemanha. Hoje, a Plant-for- the-Planet está em mais de 193 países, já capacitou mais de 75.000 crianças a tornarem-se Embaixadoras da Justiça Climática e plantou com parceiros mais de 13 bilhões de árvores.

Francine Ferreira – Eliane Gonçalves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Spilere Serralheria G
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo