FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Estudante: vencedores de lutas diárias em prol do conhecimento

Unesc Estudante

Celebrado nesta quinta-feira (11/08), Dia do Estudante coloca em evidência o papel daqueles que dão significado à Unesc.

O momento ideal para a dedicação aos estudos existe? Os recursos, o tempo e a disposição estarão em perfeita harmonia para a concretização desse sonho? Talvez nem tudo esteja perfeito, mas a hora de começar faz toda a diferença. Foi assim para a jovem estudante Beatriz Sônego Zanette, de 26 anos, que hoje já celebra a conquista de não apenas um, mas dois diplomas de graduação na Unesc: em Letras e Pedagogia, esse conquistado na última semana.

As condições externas para que ela encarasse o desafio de iniciar uma graduação estavam longe de ser ideais. Ela, que aos oito meses de vida foi diagnosticada com encefalite herpética, luta diariamente desde então com as condições impostas pela doença e suas consequências. Engana-se, no entanto, quem pensa que isso foi suficiente para fazê-la desacreditar do sonho de ser escritora e professora.

Net Lider
Maderonchi
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

“Toda batalha vale a pena quando nós aproveitamos cada segundo do nosso percurso. Até quando as coisas parecem impossíveis, a vida nos surpreende em cada milagre que acontece em cada dia”, garante.

Ela, que se diz uma eterna estudante, aproveitou cada oportunidade de aprendizado nas duas graduações cursadas na Universidade e antes mesmo, no Colégio Unesc, onde cursou o Ensino Médio. “Vivi dias inesquecíveis e momentos desafiadores. Me tornei uma pessoa mais capaz, uma pessoa que tem a consciência da importância de batalhar pelos nossos objetivos, propósitos e sonhos e isso quero passar para as pessoas, encorajá-las a seguir sempre em frente, principalmente nos dias mais difíceis”, destaca, comunicando-se por meio da tecnologia e pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Profissional, mãe e acadêmica

Assim como para Beatriz, para a também estudante Patrícia Maciel dos Santos, de Torres, as condições para o início e, principalmente para a conclusão do curso de graduação, não eram perfeitas. Já dedicada ao papel de profissional e de mãe, Patrícia iniciou o curso de Enfermagem em 2017. Enfrentando uma pandemia em meio a uma rotina já agitada, a acadêmica teve mais uma surpresa na caminhada: uma gestação.

A chegada de um novo membro para a família, no entanto, não foi, sequer por um segundo, motivo para pensar em parar os estudos. “Nunca pensei em desistir. Contei com uma rede de apoio para isso e, principalmente, muita compreensão de professores e coordenadores. Pude fazer o estágio antes mesmo de meus colegas iniciarem, para que fosse possível terminar esse período antes do nascimento do bebê”, relembra.

Amamentando o filho Matias, com apenas três meses, mesmo vestindo a toga e o capelo, Patrícia viveu um dos momentos mais especiais da sua vida: a formatura. Foi em 2 de agosto de 2022 que ela recebeu a outorga do grau como enfermeira, concretizando a superação de um Trabalho de Conclusão de Curso feito no período de puerpério e com um recém-nascido sob seus cuidados. “Não foi fácil, mas, sem dúvidas, valeu a pena”, garante.

Bolsas como incentivo ao estudante

O acadêmico da oitava fase do curso de Odontologia, Daniel Paulo Bortoluzzi, de 25 anos, sempre pensou que uma graduação da área da saúde estivesse muito longe de ser alcançada. As dificuldades financeiras para se manter no curso eram o grande empecilho vislumbrado, porém, conforme ele, na Unesc descobriu que há diversas opções de auxílios aos alunos para realizarem seu sonho da graduação, por ser uma Universidade Comunitária.

“Tenho a oportunidade de ser contemplado com a bolsa do Uniedu, que custeia minha mensalidade. Assim, estou podendo realizar meu sonho de cursar odontologia e também consigo me dedicar a outros projetos na Universidade, como de pesquisa, por ter esse apoio financeiro. Isso incrementa ainda mais minha formação e experiência na universidade”, ressalta.

Emoção

Ao circular pelos corredores, receber acadêmicos e lideranças estudantis e, inclusive, estar entre os estudantes como colega no curso de Direito, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reconhece nos acadêmicos o empenho pela realização de sonhos.

Conforme a reitora, cada estudante traz consigo uma imensa bagagem de expectativas, histórias e sonhos.

“Seja com o propósito de transformar sua vida e de sua família por meio do estudo, seja com o sonho de ser professor, de atuar na indústria, de atender pacientes ou levar adiante um negócio familiar. Esses e outros tantos desejos estão nos corações dos nossos estudantes que enfrentam jornadas duplas, triplas, quadruplas para conseguir estar aqui no campus e viver a realidade da Universidade. Reconhecemos a coragem e a determinação destes, que são nosso projeto de futuro e nossas grandes esperanças de um mundo diferente, transformado a partir do conhecimento”, reflete.

As lutas e os desafios, diferentes para cada indivíduo, conforme a reitora, fortalecem ainda mais o propósito de ofertar um ensino de excelência, intimamente interligado à realidade regional e ao que há de principal acontecendo em todo o mundo, sem deixar de lado a humanização dos processos e o olhar “de ser humano para ser humano”.

“Gosto de lembrá-los sempre da frase de Carl Jung, que diz ‘Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana’. Isso nos confere muito significado, pois é nesses valores que embasamos nossos ensinamentos técnicos”, acrescenta.

Seja no Colégio Unesc, no Ensino Fundamental ou Médio, nos cursos técnicos da Unesc Tec, nos cursos em modelo de Educação a Distância (EaD) na Unesc Virtual, nas opções em pós-graduação, especialização, mestrados ou doutorados ou ainda nos modelos virtuais da Unesc Digital, para Luciane, o Dia do Estudante é uma data a ser celebrada por todos aqueles em constante aprendizado.

“Me vejo como uma eterna aprendiz e me reconheço em toda a nossa comunidade acadêmica de mais de 15 mil pessoas que encontra aqui um significado para as suas vidas, uma forma de fazerem a sua parte para uma vida e um mundo melhor. Sem estudantes, sem interesse por conhecimento, para onde estaríamos indo?”, questiona ainda.

Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira, a Unesc, na vida do acadêmico, é fundamental para a sua formação e crescimento profissional porque ela leva o ensino para além dos muros da Universidade.

“Tenho certeza que o impacto na vida é muito significativo porque aqui convivemos com diversas pessoas. É uma pluralidade de pensamentos, de ideologias, e, além disso, vivemos a resolução de problemas das comunidades. A Universidade não é só aqui dentro, mas ela quebra os muros e constrói pontes. Como cidadão, transforma nossa vida e como acadêmico, é essencial para o nosso futuro profissional”, disse ele, que é aluno desde o final do Ensino Fundamental, no Colégio Unesc, e hoje faz o curso de Direito.

Transformações de vida

As bolsas conquistadas por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), realizado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação, têm transformado vidas, como a do acadêmico do curso de Engenharia Civil da Universidade, Adriano Duminelli da Luz, 38 anos. Ele também tem uma linda história para contar. Cuidando dos quatro filhos, ele não poupou esforços para a realização de fazer a graduação.

“Sou divorciado e todos os filhos moram comigo. Nessa situação ficaria muito difícil conseguir pagar a mensalidade toda, mas é meu sonho ser um Engenheiro Civil. Fiquei sabendo da oportunidade de bolsa, me inscrevi no Programa e juntei todos os documentos que foram solicitados e entreguei. Quando recebi a notícia de que havia sido contemplado fiquei muito feliz. Foi a porta de entrada para esse meu sonho”, destacou.

Segundo ele, a bolsa de estudos tem sido essencial para a sua caminhada. “Está me ajudando muito. Não conseguiria pagar a Universidade toda na minha situação. Agradeço muito pela oportunidade de ser contemplado”, comentou.

Destaque nos estudos e no mercado de trabalho

Os conhecimentos adquiridos na Universidade pelo acadêmico da 6ª fase do curso de Ciências Econômicas da Unesc, Luís Eduardo Candiotto Tereza, de 20 anos, foram determinantes e estão sendo ótimos componentes para a sua formação. Esforço e dedicação é o que não faltam para o jovem que, segundo ele, encontrou na Unesc, a qualidade que buscava para o sucesso profissional.

O jovem, que conquistou o primeiro lugar na 10ª Gincana Nacional de Economia, promovida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) e que teve a participação de estudantes de todo o Brasil, enxerga na Universidade um divisor de águas em sua vida. “A Unesc tem uma representatividade muito grande na minha vida, pois estou tendo diversas oportunidades e experiências acadêmicas e profissionais que não seriam possíveis se eu não fosse acadêmico da Universidade”, sublinhou.

Bolsas de até 100% para ingresso imediato

Ainda é possível garantir uma vaga nos diferentes níveis de ensino da Unesc. Os descontos para os ingressantes são de até 100% nas mensalidades. Entre os programas estão o Desconto Volte a Estudar com 25% de desconto durante todo o curso aos acadêmicos da Unesc e 20% para acadêmicos de outras instituições e que estejam evadidos há mais de dois semestres; o Desconto Transferência Externa com 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso; o Desconto 2ª Graduação/Habilitação que poderá ser concedido 25% durante todo o curso se for segunda graduação ou habilitação; e o Desconto Egressos com 30% durante todo o curso se for 2ª graduação ou habilitação.

Em meio a tantas oportunidades, a Instituição lançou ainda o Programa de Igualdade Racial, cujo propósito é ampliar o acesso a bolsas de estudos a estudantes negros – pretos e pardos, e indígenas. O programa, que será permanente na Universidade, oferece nesta primeira edição 255 bolsas de estudos de 50% e 100%. Além disso, pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Redação – Agência de Comunicação Unesc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo