FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Inovação

Estudante da Unesc cria produto capaz de ampliar a acessibilidade de pessoas com deficiências e incapacidades motoras

MeioPasso 2 1

Visualmente o produto é simples, mas sua usabilidade e tecnologia surpreende.

A iniciativa estudantil mais uma vez evidencia seu protagonismo na Unesc, e chega à sociedade como uma solução criativa e assertiva para questões de qualidade de vida. O estudante Gabriel Mariotti, do curso de Engenharia de Produção, uniu força de vontade, os conhecimentos obtidos na graduação e a oportunidade de fazer o bem, e criou a empresa Meiopasso Mobilidade Individual.

O resultado deste trabalho, sem aporte financeiro ou investimentos externos, foi o produto Meiopasso MOB, capaz de potencializar a acessibilidade em um ambiente permitindo que pessoas com dificuldades motoras subam escadas, entrem em veículos e até desenvolvam outras atividades da rotina diária. São aspectos, segundo Mariotti, que podem parecer simples, mas que trazem consigo uma nova dinâmica de vida para quem usa.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Credisol
Contape

A ideia chamou tanta atenção que será instalada na Universidade. Em breve, o campus contará com MOBs em pontos estratégicos disponíveis para quem necessitar. “A ideia traz consigo elementos de inovação, conhecimento lapidado e, sobretudo, o pensamento humano. A Universidade logo contará com este produto em seus espaços, e não poderia ser diferente. Muito nos orgulha esta iniciativa ter partido do protagonismo estudantil, e certamente implicará em novas ideias positivas à sociedade ”, evidencia a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Dentro de casa, o maior desafio

Ao pensar no produto Gabriel não imaginava que seu maior teste viria de dentro de casa. Seu pai, Marcos Mariotti, foi acometido por um tumor intramedular quando a empresa completou 20 dias em operação. “Foi possível mais do que ver, sentir na pele a dor de quem possui e quem convive com a mobilidade reduzida. Assim, ele teve um papel fundamental no projeto. Após a cirurgia de urgência vimos com nossos próprios olhos que o MOB era uma alternativa acessível e de bom uso para utilizar dentro de nossa própria casa. Ele usa até hoje”, conta o estudante.

Empenho e aprendizados marcaram o nascimento da Meiopasso Mobilidade Individual

Um produto simples, com uma usabilidade revolucionária. É assim que quem vê o MOB o identifica. Porém, a construção de uma marca vai muito além do produto final. Gabriel teve de virar noites buscando conhecimentos e aprendendo de tudo um pouco. Sem financiamento ou condições próprias, muitas vezes esbarrou no quesito dinheiro.

“Iniciei totalmente sozinho, usando algumas dicas de professores e amigos. Sem capital para investir, encontrei diversos desafios. Muitas foram as vezes que cotei determinados serviços que necessitava, mas estava sem condições de contratá-los no fim. A única alternativa era transformar esta falta de capital em aprendizado, nas áreas de design, financeiro, webdesign, busca e protocolos de patente, estratégias empresariais e administrativas, produção enxuta e até e-commerce”, explica.

Foram quatro anos em busca deste sonho, conquistado e consolidado em 2020, que já conta com propostas de investidores nacionais, vendas em todo o território brasileiro, além de um corpo técnico em função da evolução do empreendimento. Para o futuro, novas versões já estão sendo pensadas, como unidades com faixas antiderrapantes fotoluminescentes para ambientes com luminosidade precária. “Podemos pensar nos idosos e deficientes visuais parciais como exemplos. Muitos serão beneficiados com o aditivo deste aspecto, e muitos outros que estão por vir”, destaca o egresso.

Para conhecer o produto que nasceu do protagonismo estudantil na Unesc basta acessar o site meiopasso.com ou o instagram @meiopasso.

Redação – Assessoria de Imprensa Unesc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo