FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

Estado tem 12 meses para atender lista de espera para videolaparoscopia

videolaparoscopia

Liminar foi concedida na Comarca de Balneário Camboriú e beneficia a todos os pacientes do Estado.

O Estado de Santa Catarina tem o prazo de 12 meses, contados a partir do pedido médico, para viabilizar o exame de videolaparoscopia a todos pacientes que estão em lista de espera. O prazo foi estabelecido em medida liminar obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em ação civil pública.

A ação foi ajuizada em janeiro de 2017 pela 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Camboriú. Na ação, o Promotor de Justiça Rosan da Rocha afirma que o acesso à saúde é um direito constitucional que integra a dignidade do ser humano e se afigura como uma das condições indispensáveis à construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Contape

De acordo com o Promotor de Justiça, a ação foi ajuizada após inquérito civil que apurou o caso de uma paciente que aguarda a realização do procedimento de videolaparoscopia. Atualmente ela se encontra na posição 239 da fila de espera da Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis. O Atendimento tem previsão inicial somente em junho de 2019. Outros pacientes também se encontram na mesma situação.

A medida liminar não se limita a apenas um paciente, mas define que o Estado de Santa Catarina deve atender, respeitando as prioridades e emergências, todos os que aguardam o procedimento, com prazo máximo de 12 meses a partir do pedido do exame. A decisão é passível de recurso.

Francine Ferreira – Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo