FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Estado é condenado a promover reflorestamento por degradação em área do Aeroporto Diomício Freitas

Diomício Freitas 001

MPSC buscou na Justiça a obrigação para o Estado cumprir obrigações assumidas para compensar o corte de vegetação que viabilizou o Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve decisão judicial para obrigar o Estado de Santa Catarina a executar uma série de medidas para compensar a degradação de uma área de preservação permanente de 12 hectares, desmatada para construção do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha.

O procedimento que deu origem à ação tramitou inicialmente no Ministério Público Federal, até ser afastada a responsabilidade da INFRAERO pela degradação ambiental, quando o procedimento foi direcionado á Promotoria de Justiça de Forquilhinha. Porém, como a maior parte da área degradada estava no Município de Criciúma, foi a 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma que deu continuidade à apuração e ajuizou a ação civil pública.

Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol

Na ação, o Promotor de Justiça Luiz Fernando Góes Ulysséa relata que, em 2004, a FATMA emitiu a autorização do corte necessário para tornar seguro o pouso e decolagem de aeronaves mediante a execução de medidas de recuperação de área degradada e de compensação pelo que não fosse possível recuperar.

Porém, as medidas nunca foram executadas, apesar do Governo do Estado ter, inclusive, se comprometido a realizá-las quando assinou o convênio com a INFRAERO para transferir a administração do aeroporto. Segundo o Promotor de Justiça, diante da inércia do Estado, não restou outra opção senão a busca do cumprimento da obrigação pela via judicial.

Diante dos fatos apresentados pelo Ministério Público, o Juízo da 2ª vara da fazenda da Comarca de Criciúma julgou a ação procedente, e determinou que o Estado de Santa Catarina cumpra as determinações contidas no alvará de corte.

Assim, em um ano deverá ser recuperada a área de preservação permanente degrada nas margens do Rio Sangão para a viabilização do Aeroporto. Além disso, como medida compensatória, no mesmo prazo o Estado deverá reflorestar outras quatro áreas de preservação que totalizam 12 hectares, situadas na Lagoa do Verdinho, no Morro do Céu, no Morro da Cruz e no Parque Ecológico José Milanese. A decisão é passível de recurso.

Francine Ferreira – Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo