FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Escolas do Balneário Rincão recebem programas educacionais do Sicredi

lancamento do programa A Uniao Faz a Vida

Cooperação na Ponta do Lápis e A União Faz a Vida, levarão educação financeira e valores como cidadania, para mais de 800 alunos em três escolas.

Um jeito diferente de aprender e ensinar é a proposta do Programa A União Faz a Vida. A principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi está presente hoje em mais de 470 cidades brasileiras. A partir de agora, a Escola Municipal José Réus insere o município de Balneário Rincão neste mapa. Na região, o PUFV já ocorre na Escola Pe. Paulo Petruzzellis, de Criciúma, desde 2017.

A parceria entre a Sicredi Sul SC, cooperativa pertencente ao Sicredi com atuação nos 45 municípios do sul catarinense, e a prefeitura municipal de Balneário Rincão, foi firmada ainda em 2021, mas implementada durante este mês de abril.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Maderonchi
Net Lider

A escola localizada na Lagoa dos Freitas, foi escolhida para adotar a metodologia. “São 14 turmas que receberão o PUFV, totalizando 358 alunos da educação infantil e ensino fundamental”, explica Rafaela Trombin Maciel, assessora de Programas Sociais da Sicredi Sul SC.

Dezenove professores, além de auxiliares pedagógicos e a direção da escola, foram capacitados para atuar com a metodologia de projetos. Com ela, em sala de aula, perguntas exploratórias alinhadas ao currículo escolar dão origem às expedições em lugares que podem romper os limites da escola. Todas as descobertas são transformadas em projetos apresentados pelos próprios educandos. “Nos sentimos privilegiados por receber os programas na nossa rede. Sabemos a importância da educação no processo de construção de uma sociedade melhor”, completa Jucilene Fernandes, secretária de educação do município de Balneário Rincão.

Educação financeira também é novidade

O convênio firmado com a prefeitura de Balneário Rincão também levará o Programa de educação financeira Cooperação na Ponta do Lápis para duas escolas municipais. A Arroio Rincão, no centro, e a Profª Amélia de Souza Silva, no Balneário Barra Velha, já estão atuando com o método da Instituição Financeira Cooperativa em 22 turmas do ensino fundamental, somando 531 alunos.

Com a parceria, todos os professores, auxiliares pedagógicos e a direção da escola, estão capacitados para atuar com o Programa, que permeará quase todas as disciplinas. “O Cooperação na Ponta do Lápis não aborda apenas o planejamento e o controle de gastos, ele trabalha os aspectos relacionados ao nosso comportamento que interferem na relação com o dinheiro”, explica Rafaela.

Para o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, a chegada dos dois Programas ao Balneário consolida o papel da cooperativa. “Somos a única Instituição Financeira com atendimento na cidade. Além da inclusão financeira, cumpriremos agora com mais intensidade o princípio cooperativista do interesse pela comunidade”, comemora Westrup.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 26 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2 mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

*Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Sobre a Sicredi Sul SC

Com mais de 28 mil associados, a Sicredi Sul SC é uma das cooperativas de crédito que integram o sistema Sicredi. Sua área de atuação compreende 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres, contando com uma estrutura de dezenove agências.

Redação – Giovana Pedroso


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo